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Título:
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Mantida a queda nas consultas ao SCPC |
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Carlos Francisco Bitencourt Jorge, coordenador do SCPC da Acim, avalia dados do bimestre |
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Os meses de janeiro e fevereiro indicam a manuteno na queda no nmero de consultas ao banco de dados do Servio Central de Proteo ao Crdito (SCPC), da Associao Comercial e Industrial de Marlia, de acordo com levantamento realizado neste primeiro bimestre em igual perodo do ano passado. Diante dos dados apresentados, houve uma queda na ordem de 9,72% no nmero de consultas, com 77.448 no primeiro bimestre de 2011 diante dos 69.910 consultas em 2012. Essa uma tendncia esperada em razo da mudana de comportamento do consumidor, disse Carlos Francisco Bitenourt Jorge, coordenador do SCPC da Acim, ao analisar os nmeros dos primeiros meses do ano. J esperava esta tendncia, admitiu.
No ms de janeiro foram 39.002 consultas em 2011 diante das 36.353 realizadas este ano, com uma queda de 6,83%, repetindo a tendncia no ms de fevereiro com 38.426 consultas no ano passado e as 33.566 consultas realizadas este ano. No total no primeiro bimestre do ano passado foram 77.448 consultas diante das 69.919 realizadas em 2012, com a queda de 9,72. A queda se deve em razo de que muitas pessoas compram atravs do carto de crdito ou benefcio, que no gera consulta ao banco de dados do SCPC da Acim, explicou Carlos Francisco Bitencourt Jorge que vem trabalho na anlise desses dados nos ltimos meses.
Com a mudana de comportamento do consumidor em comprar praticamente a vista as consultas sobre as emisses de cheques tambm sofrem queda esperada. No bimestre de 2011 foram 73.818 consultas sobre cheques diante das 66.667 consultas realizadas em 2012, com queda de 9,68%, o que tambm era esperado. No ms de janeiro de 2011 foram 37.806 consultas diante de 34.736 consultas em 2012 com queda de 8,12% e no ms de fevereiro do ano passado foram 36.012 consultas com 31.931 consultas este ano, com uma queda mais acentuada de 11,33%.
Para o presidente da Acim, Daniel Alonso, os nmeros refletem uma mudana de comportamento e no de desateno do comerciante, j que ao mostrar queda no nmero de consultas, poderia haver uma deduo de que o comerciante estaria deixando de consultar o credirio. No isso, e sim de que as compras com carto de crdito ou benefcio, no precisam passar pela avaliao do credirio, destacou Daniel Alonso que considera normal este tipo de situao. O consumidor continua comprando, e em que grande volume, disse. Somente a forma de pagar que est mudando e dever mudar mais, falou ao lembrar dos pagamentos a vista, com carto de crdito, transferncia eletrnica e dbito automtico. preciso acompanhar a evoluo dos tempos, falou Daniel Alonso.
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