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Conceitos Básicos

Para aprimorar os fluxo de informações com seus públicos interno e externo, as instituições utilizam serviços de uma Assessoria de Comunicação Social, que podem ser realizados por um departamento interno, contratados de terceiros ou, ainda, oferecidos através de uma forma mista, combinando as duas anteriores. A Assessoria de Comunicação Social presta um serviço especializado, coordenando as atividades de comunicação de um assessorado com seus públicos e estabelecendo políticas e estratégias que englobam iniciativas nas áreas de Jornalismo (Assessoria de Imprensa), Relações Públicas e Publicidade e Propaganda.

Embora seja possível utilizar os serviços de uma destas três áreas isoladamente – por exemplo, um empresário pode divulgar seus produtos apenas através da publicidade - somente com sua aplicação conjunta e integrada uma instituição poderá sentir resultados mais abrangentes e eficazes. Também é fundamental que os responsáveis pela Assessoria de Comunicação Social estejam em contato direto e permanente com a diretoria da organização, porque só assim terão condições de estabelecer as políticas e estratégias de comunicação necessárias, obtendo resultados melhores. Se o assessorado não permitir este contato, a assessoria deverá direcionar suas atividades de forma incerta e não poderá, portanto, garantir um bom desempenho.

Em um processo ideal, a Assessoria de Comunicação Social está situada da seguinte forma no organograma da instituição:




Delimitação de funções

Cada uma das três áreas de uma Assessoria de Comunicação Social possui tarefas e responsabilidades bem distintas. Estas diferenças devem ficar claras, para que não haja desrespeito à legislação ou ao código de ética dos profissionais de Jornalismo, Relações Públicas e Publicidade e Propaganda. Como ressalta a Federação Nacional dos Jornalistas:

“são freqüentes as confusões criadas pelos assessorados e até por profissionais da área de comunicação social – quais sejam, jornalistas, relações públicas e publicitários – que não fazem distinção entre as atividades de uns e outros. Isso só ocorre em duas circunstâncias: por desconhecimento das características de cada profissão ou por deliberada intenção de fazê-lo (...) Uma adequada política de comunicação social permite não apenas a coordenação dos setores nela envolvidos (Assessoria de Imprensa, Relações Públicas e Publicidade e Propaganda), mas elimina desperdícios e superposições, invasões e conflitos de competência, erradicando desgastes improdutivos”.


Jornalismo – Assessoria de Imprensa

Compreende tanto “o serviço de administração das informações jornalísticas e do seu fluxo das fontes para os veículos de comunicação e vice-versa”, quanto a edição de boletins, jornais ou revistas. Embora alguns autores também utilizem o termo “jornalismo empresarial” para designar estas atividades, ele deve ser colocado de forma exclusiva, quando se tratar de empresas, pois pode eliminar do seu raio de abrangência todas aquelas organizações que não sejam empresas – sindicatos, entidades de classe, clubes, agremiações esportivas, instituições culturais...

Resumidamente, as atividades de uma assessoria de imprensa podem ser descritas como:

• Relacionamento com os veículos de Comunicação Social, abastecendo-os com informações relativas ao assessorado (através de relises, pres-Kits, sugestões de pautas e outros produtos), intermediando as relações de ambos e atendendo às solicitações dos jornalistas de quaisquer órgãos de imprensa.

• Controle e arquivo de informações sobre o assessorado divulgadas nos meios de comunicação, bem como avaliação de dados provenientes do exterior da organização e quem possam interessar aos seus dirigentes;

• Organização e constante atualização de um mailing-list (relação de veículos de comunicação, com nomes de diretores e editores, endereço, telefone e fax);

• Edição de periódicos destinados aos públicos externo e interno (boletins, revistas ou jornais);

• Elaboração de outros produtos jornalísticos, como fotografias, vídeos, programas de rádio ou de televisão;

• Participação na definição de estratégias de comunicação.


Relações Públicas

A Associação Brasileira de Relações Públicas define as atividades desta área como “um esforço deliberado, planificado, coeso e contínuo da alta administração para estabelecer e manter uma compreensão mútua entre uma organização pública ou privada e todos os grupos aos quais está ligada diretamente ou indiretamente”. Para a Federação Nacional dos Jornalistas, a tarefa das relações públicas consiste em:

“identificar os problemas, apresentar soluções e melhorar o relacionamento dos assessorados com seus vários públicos (...) excetuando-se as ralações com jornalistas, através das Assessorias de Imprensa. O trabalho de relações públicas visa a promover o diálogo real e desenvolver um clima de boa vontade junto a esses públicos interno e externo, em relação aos assessorados, produtos, serviços, filosofia e, ainda, integrando o assessorado na sociedade”.

A área de Relações Públicas, portanto, vai se preocupar com a criação, planejamento e execução de programas de integração interna e externa. Assim, coordena desde festividades para funcionários ou cumprimentos a eles por aniversários, casamentos e dias especiais, como o da secretária, até atividades de cunho social, esportivo ou cultural, concursos, participação da organização em eventos, cerimonial e protocolo, elaboração de peças institucionais em conjunto com os setores de Assessoria de Imprensa e Propaganda e Publicidade ou envio de mensagens (telegrama, ofícios, convites) a pessoas ou entidades relacionadas com a instituição. Os relações públicas terão, ainda, as responsabilidades de realizar pesquisas para conhecer opiniões, hábitos e atitudes dos públicos; manter cadastros atualizados dos vários segmentos de interesse para a instituição, além de referências históricas do próprio assessorado; e participar na definição de estratégias globais de comunicação.


Publicidade e Propaganda

Segundo Francisco Gaudêncio Torquato do Rego, esta área é “um subsistema de comunicação que coloca em relação produtores e consumidores por meio dos distribuidores e dos mass media”.

Buscando, de forma direta, o consumo dos produtos ou serviços oferecidos pela instituição, o setor de Publicidade e Propaganda deve, em síntese, criar e executar as peças publicitárias e de propaganda, escolhendo os veículos mais adequados para sua difusão e as agências para intermediação; planejar; coordenar e administrar a publicidade, propaganda, publicidade legal, campanhas promocionais e estudos mercadológicos; e participar na definição das estratégias de comunicação.

Informações Jornalisticas
Assessoria de Imprensa

Imagem Pessoal ou Institucional
Relações Públicas

 

Comercialização de Produtos ou Serviços
Publicidade e Propaganda