Jos Augusto Gomes
...para as duas partes. Quando vejo esta frase comeo a refletir: realmente preciso ser bom naquilo que se faz. Analisando o mercado empreendedor, possvel dizer que o maior patrimnio de uma empresa hoje o capital intelectual que ela possui. A partir do momento que o empreendedor observa seu funcionrio como um parceiro e colaborador, comea a incentivar caractersticas importantes para a evoluo pessoal e profissional. Por fim a empresa pelo qual os dois defendem e dependem, passa a ter caractersticas como criatividade, liderana, agilidade, entre outras, que se tornam nicas.
Existe uma grande revoluo profissional e empreendedora despontando neste terceiro milnio. Somente vo encontrar espao neste momento de alta competitividade, aqueles que tiverem a afinidade para encarar o processo de mudana com muita tranqilidade. Muitos fatores faro do profissional do terceiro milnio, um apaixonado pela empresa que atua, se tornar naturalmente um funcionrio exemplar, pois importante sentir-se parte fundamental da empresa. Mas isto s vai ocorrer a partir do momento que sua satisfao pessoal for atendida, quando se tiver o prazer de trabalhar; orgulho de ver suas idias sendo colocadas em prtica, e observar elas surtirem bons resultados, senti-se valorizado e conquistar o reconhecimento da prpria capacidade intelectual e de realizao. maravilhoso sentir-se importante para a perenidade da empresa.
As empresas de hoje no querem mais contratar profissionais "manda que eu fao" os famosos "capatazes". As empresas querem lderes comandando lderes. E como sabemos, uma liderana pode ser formada com esprito de equipe, respeito e submisso. Submisso??? Sim, submisso, pois a partir do momento que se tem objetivos comuns e as tarefas fazem parte de um grande "todo", importante que se tenha um processo de hierarquia para que cada profissional saiba seu papel na conquista deste objetivo comum, mas sem comprometer sua liderana, dando-se espao para a criatividade sem limites e invaso de espaos alheios.
Este perfil de profissional do terceiro milnio est ligado diretamente a busca incansvel por informaes atravs de palestras, cursos, livros, revistas especializadas, internet, etc. A pessoa s ter condies de discutir idias, ser criativo, se conseguir concentrar um bom contedo intelectual. Ai algum pode perguntar? Muito bonito no discurso, e na prtica? Pois bem. O dia a dia quem faz a gente mesmo. O poder de convencimento tem que estar muito afiado para que possa convencer as pessoas, de que seu projeto o melhor no momento. E as pessoas s vai conseguir isto, se tiverem informaes. Conhecimento.
Em seguida vem a agilidade. A capacidade de por em prtica as idias e os ideais do empreendedor, e do colaborador (que a partir dai j no mais funcionrio e sim participante das decises a serem tomadas) o passo principal na execuo do plano elaborado. Quando todos participam das decises, o processo de realizao muito mais fcil, pois se tem uma administrao participativa, tem pessoas leais lutando por objetivos comuns.
Depois vem a sensibilidade do empreendedor de reconhecer se os objetivos foram alcanados e produziro lucros. Tem que haver a participao de todos que estiveram envolvidos no processo, para chegar a esta concluso. S assim vai ser bom para as duas partes.
Jos Augusto Gomes formado em Cincias Contbeis e Gesto de Negcios
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