Todas as lojas do comrcio de Marlia estaro abertas nesta sexta-feira, dia 29, a ltima sexta-feira do ms, na celebrao da "Black Friday", com o funcionamento at s 22 horas. Segundo o presidente da Associao Comercial e de Inovao de Marlia, Carlos Francisco Bitencourt Jorge, praticamente a abertura do funcionamento do varejo mariliense para as vendas no fim de ano, que seguiro intensos at o dia 25 de dezembro, o Natal. fora da "Black Friday" vem crescendo a cada ano que j incorporou com as vendas do fim de ano em dezembro, admitiu o dirigente que acredita num grande nmero de consumidores entre as lojas fsicas da cidade. O movimento ser intenso tambm nas vendas pela Internet, acrescentou o dirigente que acredita no segmento de e-commerce. Atualmente a "Black Friday" invadiu todos os segmentos do varejo, generalizou.
Com o fortalecimento da "Black Friday" no varejo em geral, as vendas para o fim do ano comeam agora. Sbado, dia 30, as lojas funcionaro das 9 s 17 horas, em carter especial, afinal, normalmente seria at s 13h. A partir do dia 06 de dezembro, no fim de semana seguinte, as lojas j abrem de maneira diferenciada com o funcionamento noite, at s 22 horas, enquanto que todos os sbados de dezembro, at s 17 horas. O domingo, dia 22 de dezembro, as lojas abrem at s 17 horas, enquanto que dia 24, tera-feira, vspera do Natal, o funcionamento tambm at s 17 horas, sendo o dia anterior, dia 23, com a abertura at s 22 horas. Assim sendo, no errado dizer que a "Black Friday" abre o perodo de vendas do comrcio em geral para o fim do ano, melhor perodo para o varejo, reforou Carlos Francisco Bitencourt Jorge. Somente a semana de 02 a 05 de dezembro que o comrcio funciona at s 18 horas, como de costume, apontou.
Jos Augusto Gomes, superintendente da associao comercial mariliense, afirma que nesse perodo todos ganham: o comerciante, que amplia as vendas; o comercirio, que eleva as comisses nas vendas a mais e o consumidor, que passa a ter mais tempo para visitar as lojas. um perodo natural de poder de compra maior das famlias, em razo da 13 parcela do salrio que injetado no comrcio, seja na compra de produtos, acerto de contas ou contratao de servios, disse o dirigente que reconhece ser o perodo em que o lojista consegue vender mais e melhor. Nos 12 meses do ano, o nico perodo em que o comerciante consegue superar os pagamentos de impostos, tributos, emprstimos e pagar os compromissos fiscais, trabalhistas e ainda ter um pouco do lucro desejado, falou ao apontar a relao ganha-ganha. um efeito domin, ou seja, todos ganham de forma direta ou indireta, opinou.
O presidente da Associao Comercial e de Inovao de Marlia lembra que a promoo "Black Friday" j se perdeu da origem, que se tratava de apenas um nico dia do ms de novembro, e somente no segmento eletrnico. Muitas lojas realizam a promoo o ms todo, lembrou o dirigente de Marlia ao afirmar que se tratava do mal da sexta-feira aps o Dia de Ao de Graas nos Estados Unidos, com a peste bobnica. Essa comparao em ingls era parte de um jogo de palavras e, assim, a black seria Death (surto de peste bubnica do sculo 19) se tornava a "Black Friday" que nada tem a ver com o comrcio, explicou ao admitir ser algo da cultura norte-americana incorporada, como o caso do halloween, que tambm foi includa na cultura brasileira. Em 2010 celebramos a primeira "Black Friday" no Brasil, com apenas 50 empresas realizando a promoo, que hoje incalculvel o nmero de estabelecimentos comerciais que realizam, disse Carlos Francisco Bitencourt Jorge.
#
Eficaz Comunicao Empresarial Ltda ME
Telefone:(14) 98137.7189 (Vivo)
E-mails: redacao@eficaz.jor.br ou atendimento@eficaz.jor.br
Site: www.eficaz.jor.br - Twitter: marciocmedeiros
Skype: marciomedeiros8020
www.facebook.com/EficazComunicacaoEmpresarial |