O programa Sai (Sistema Agroindustrial Integrado) de Marlia levou informaes a Progar (Associao de Produtores Orgnicos de Gara e Regio) sobre procedimentos bsicos e custos administrativos necessrios para patentear a marca Caf Nao. A marca foi criada por cafeicultores de Gara. O Sebrae de Marlia foi responsvel pelas informaes. Mrcio de Oliveira, coordenador do Sai disse que os produtores optaram por agregar valor ao caf in natura produzido no municpio atravs da moagem, torra e empacotamento do caf.
Segundo o coordenador, no caso do caf torrado e modo, a embalagem ser de 500 gramas e o caf torrado em gros embalado em um quilo. Os associados esto planejando a segunda torra e analisam a possibilidade de adquirir equipamentos prprios para industrializao do caf, completou. Mrcio de Oliveira disse que com equipamentos prprios, os produtores buscam reduo dos custos de produo. Desta forma, a comercializao do caf ser mais vivel, falou.
MISSO TCNICA Atravs do programa Sai, cafeicultores de Ferno, Glia e Vera Cruz participaram de misso tcnica para a Procad (Associao dos Produtores Rurais de Caf Descascado de Osvaldo Cruz). Entre os assuntos abordados na visita esto formas de comercializao, variedades de caf in natura, tipos de bebida e sistema de classificao. Os produtores trataram ainda sobre mecanismos de venda em conjunto, prazo de entrega, formas de pagamento, custo para beneficiamento e armazenamento da safra, tcnicas de plantio, produo e colheita entre outros pontos, comentou Mrcio de Oliveira.
O Sai um programa desenvolvido pelo Sebrae em parceria com o Governo do Estado de So Paulo, atravs da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, operacionalizado atravs da Cati (Coordenadoria de Assistncia Tcnica Integral) que conta com a parceira do Sindicato Rural de Marlia na gesto do Mdulo Marlia que atende 13 municpios da regio. O principal objetivo do programa desenvolver o setor rural e melhorar as condies de vida do produtor rural atravs do aumento da produtividade, reduo de custos de produo, compra em conjunta de insumos e venda conjunta da produo, gerenciamento das unidades de produo e busca de maiores e melhores oportunidades de negcios.
|