|
|
|
|
 |
|
|
|
|
|
Título:
|
Mercado continua em transformao, diz dirigente |
|
|
|
|
 |
 |
 |
 |
 |
Carlos Francisco Bitencourt Jorge, vice-presidente da diretoria da associao comercial, fala sobre o e-commerce |
|
O vice-presidente da Associao Comercial e Industrial de Marlia, Carlos Francisco Bitencourt Jorge, analisou recente trabalho de pesquisa desenvolvido pelo Sebrae, sobre o comportamento no comrcio eletrnico, e percebeu que aos poucos o varejo est retornando ao normal, com o funcionamento dos dois modelos de lojas: fsica e virtual. Os pequenos negcios que atuam no e-commerce tiveram quedas menores no faturamento durante a pandemia quando confrontadas com as perdas de empresrios que no comercializam pela internet, disse o dirigente mariliense que favorvel aos dois modelos de vendas, e lembrou que a associao comercial mariliense foi uma das primeiras no Brasil, a oferecer uma plataforma de comrcio eletrnico no incio da pandemia, em 2020. Sem dvida muita gente sobreviveu no mercado por causa disso, acredita.
De acordo com o levantamento realizado pelo Sebrae, feito em parceria com a Fundao Getlio Vargas (FGV), o faturamento de pequenos negcios envolvidos com o mundo virtual recuou 42% desde o incio da pandemia, enquanto aqueles que dependem das comercializaes fsicas registraram perdas de 44%. Todo mundo perdeu, constatou ao lembrar que o foco verificar quem e onde se perdeu menos. Desde maio do ano passado, segundo o Sebrae, a adeso dos pequenos negcios no comrcio eletrnico saltou quase dez pontos porcentuais em um ano, passando de 59% para 67%. E isso deve ser mantido independente da pandemia, afinal, essas empresas que entraram no e-commerce passaram a ter dois pblicos de atendimento, constatou ao mostrar uma das vantagens da utilizao do comrcio eletrnico.
Segundo Carlos Francisco Bitencourt Jorge as mulheres so as que mais tm atuado no comrcio eletrnico. Entre as empreendedoras, 72% declararam vender pela internet. Entre os homens, esse nmero cai para 64%. Quanto mais novo o empreendedor, mais digitalizada a atuao dele, acredita o dirigente da associao comercial que vem mantendo contato com vrios deles e confirmar a tendncia da pesquisa desenvolvida pelo Sebrae. Entre os empreendedores com at 24 anos, 77% esto no mundo digital, constatou o que j previa em razo de perceber a facilidade de migrao quando o lojista tem pouca idade. Ainda existe uma pequena resistncia dos comerciantes mais tradicionais, admitiu o vice-presidente da diretoria da associao comercial de Marlia.
A recente pesquisa desenvolvida mostra que conforme a idade vai aumentando esse ndice se reduz gradativamente. Dos 25 at 35 anos, 76%; entre 36 e 45 anos, 70%; entre 46 e 55, 64%; entre 56 e 65, 61% e acima dos 65 anos, 52%. O importante o empreendedor enxergar uma oportunidade de negcio com o mundo digital e comear o mais cedo possvel no e-commerce, afinal, uma tendncia inevitvel e quanto mais cedo comear melhor ser a adaptao, disse o dirigente que vem conversando sobre o assunto com vrios lojistas de Marlia que utilizam a plataforma mariliense, o www.marilia.dakki.com.br como ferramenta a mais de venda. O ideal, por enquanto, haver os dois atendimentos: na loja fsica e na loja virtual, apontou Carlos Francisco Bitencourt Jorge. A escolaridade tambm segue essa tendncia, disse o diretor especialista ao mostrar, pela pesquisa, que entre os empreendedores com nvel superior, 70% esto no mundo virtual, seguidos pelos empresrios com ensino mdio completo (65%) e pelo mdio incompleto (60%).
#
Eficaz Comunicao Empresarial Ltda ME
Telefone:(14) 98137.7189 (Vivo)
E-mails: redacao@eficaz.jor.br ou atendimento@eficaz.jor.br
Site: www.eficaz.jor.br - Twitter: marciocmedeiros
Skype: marciomedeiros8020
www.facebook.com/EficazComunicacaoEmpresarial
Instagram: eficaz.comunicacao |
 |
 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Clique
no logo acima e veja todos os textos produzidos. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|