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Dirigente da Acim sugere pesquisar antes de comprar |
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Adriano Luiz Martins, vice presidente da Acim, fala sobre as vendas de materiais escolares |
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O vice presidente da diretoria da Associao Comercial e Industrial (ACI) de Marlia, Adriano Luiz Martins, prope ao consumidor em geral que antes de comprar o material escolar, que pesquise bastante antes de efetivar uma compra. Pesquisa sobre preos de material escolar feita pela Fundao Procon de So Paulo encontrou uma diferena de preo de 457,14% para o mesmo produto, lembrou o dirigente ao fazer alerta neste perodo do ano, em que os meses de janeiro e fevereiro so dedicados, no comrcio, para a preparao dos jovens a volta as aulas. Um lpis preto, por exemplo, que custa R$ 0,35 em um estabelecimento e R$ 1,95 em outro, mostra bem a necessidade da pesquisa, comparou.
A pesquisa abrangeu 214 itens, em 10 lojas de todas as regies da capital paulista. Segundo a Fundao Procon-SP, aps comparao de 168 produtos escolares comuns entre a pesquisa deste ano e a feita no final de 2015, foi constatado em mdia, um acrscimo de quase 13% nos preos, enquanto o ndice de Preos ao Consumidor de So Paulo (IPC-S) da FIPE, referente ao perodo, registrou uma variao de 6,65%. Por isso o consumidor ter que pesquisar e visitar muitas livrarias e papelarias mais de uma vez, sugeriu ao lembrar que isso deve ser feito antecipadamente, sem presso.
Em comunicado, o Procon-SP orienta que, antes de ir s compras, se verifique quais dos produtos da lista o consumidor j possui em casa e se esto em condio de uso. A troca de livros didticos entre alunos, irmos e colegas, que cursam sries diferentes tambm garante economia e reaproveitamento de recursos, falou com experincia prpria. Ainda de acordo com o Procon, na lista de material as escolas no podem exigir a aquisio de itens de uso coletivo, higiene pessoal e materiais de escritrio, de higiene ou limpeza. Quando receber a lista da escola, isso deve ser visto e conversado na prpria escola, prope o dirigente da associao comercial ao apontar este perodo como muito intenso entre escolas, livrarias e papelarias.
Dos 12 meses do ano cada um, segundo o vice presidente da Acim, tem um foco especfico para as vendas no comrcio varejista. Janeiro normalmente dedicado s frias e ainda os pagamentos de impostos como o IPVA e ITU que surgem nesta poca, lembrou. Fevereiro no marcado pelo Carnaval e sim a volta as aulas, ressaltou ao dizer que o Carnaval normalmente no um apelo comercial forte. O da venda de material escolar forte, comparou ao dizer que os meses de: Maio (Dia das Mes), Agosto (Dia dos Pais), Junho (Dia dos Namorados), Outubro (Dia das crianas) e Dezembro (Natal), so considerados fortssimos para o varejo. Em Maro, Abril, Setembro e Novembro, ns criamos temas especficos, disse o dirigente ao relacionar: Liquida Marlia, Aniversrio do Municpio, Incio da Primavera e Tempestade de Ofertas, como sendo as campanhas promocionais realizadas nesses meses pela associao comercial. O ms de Julho uma mistura com as festas julinas com as frias escolares, comparou.
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