Srgio Lopes Sobrinho
Muita gente pode considerar a data do segundo domingo de maio, como sendo uma data comum e que o comrcio criou para ter apelo de venda. Na verdade qualquer data motivo para se aumentar as vendas: Dia do Amigo, Dia das Crianas, Dia da Vov, Dia dos Pais, Dia da Mulher, Dia dos Namorados, Dia da Secretria, Aniversrio da cidade e tantas outras datas, que naturalmente existam 365 delas em nosso calendrio. O importante nestes dias especficos promover uma reflexo sobre o tema, e no simplesmente comprar qualquer coisa para no deixar a data passar em branco.
Essa reflexo se deve em razo da correria do dia a dia. preciso parar, pensar e agir. Somente quando nos deparamos com a data que muitas vezes lembramos de homenagear, de alguma forma, a pessoa envolvida. Quantas foram as vezes que esquecemos do aniversrio de algum, e ficamos sem graa ao lembrar em momento ou dia errados? Quantas foram as oportunidade que perdemos de dizer um simples parabns a algum que temos grande considerao e estima? Quantas foram as vezes que lembramos da pessoa, mas que por alguma razo deixamos de cumprimenta-la por causa da quantidade de tarefas que temos que cumprir durante o dia?
Por isso que o comrcio faz o trabalho de lembrar das datas, e naturalmente indicar no mnimo um presente, para que a pessoa querida seja destacada de alguma forma. No difcil ver muitas pessoas indo nas lojas para comprar qualquer coisa, apenas para cumprimento de tabela, ou seja, se eu der um presente, j cumpri com a obrigao. No deve ser assim. O presente tem que ter um significado, um valor especial e uma lembrana mpar para aquele que recebe. No presentear por presentear, e sim presentear com o devido interesse em homenagear a pessoa querida, seja que data for. Naturalmente os entes mais prximos: pai, me, filho, avs, amigos e tudo mais, so pessoas que constantemente so lembradas por ns, quando o comrcio nos lembra da celebrao de determinada data. Caso isso no acontea, certamente a data passaria despercebida, e deixaramos de parar, lembrar, comprar e homenagear a pessoa que nos significa muito.
Naturalmente por ser a lembrana da me, a Associao Comercial, Unimed e Polcia Militar h muitos anos faz a tradicional distribuio de rosas para aquelas pessoas, que muitas vez, tem apenas a rosa para lembrar da data especial. No pensem que seja uma tarefa fcil, pois, so muitas as mes que passam a data sozinhas, doentes, esquecidas e indiferentes. So essas pessoas que esta parceria pretende atingir neste dia. Para que mes assim, pensem em seus filhos e reflita o que acontece para que a realidade no seja como deseja. Que filhos peguem a rosa e pensem em suas mes, onde elas estiverem, mas que pensem.
O comrcio sempre encontrar uma maneira de promover as vendas. Com crise ou sem crise, com data ou sem data, afinal, no existe comrcio se no houver consumidor, principalmente se ele no estiver animado, motivado e interessado. O foco do comrcio est na ao para atrair o consumidor, e consequentemente fazer com que ele tenha o prazer de utilizar o comrcio para uma qualidade de vida melhor, e no existe atividade mais antiga na histria da humanidade do que o ato de compra e venda.
Srgio Lopes Sobrinho vice-presidente da Facesp e atual presidente da Acim |