A diretoria da Associao Comercial e Industrial de Marlia (Acim), estar estimulando os comerciantes associados a aderirem a campanha nacional do Dia sem carro, que ser realizada em todo o territrio nacional dia 22 de setembro, quarta-feira. A primeira cidade a marcar uma data para colaborar com a qualidade de vida e combater os problemas ambientais gerados pelos automveis foi Paris, Frana, em 22 de setembro de 1997, e de l para c outras cidades no mundo todo esto aderindo a campanha. Na capital paulista o evento realizado desde 2005. Em Marlia estamos fortalecendo este trabalho que desenvolvido pela Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente, anunciou o presidente Srgio Lopes Sobrinho que favorvel a campanha.
Para o dirigente da associao comercial trata-se de um dia de conscincia e nem tanto de mobilizao contra ou a favor do carro. A questo relacionada aos problemas que o excessivo nmero de carro na cidade causa, disse o dirigente que concorda com trabalho desenvolvido pela secretaria municipal. preciso pensar em alternativas saudveis, viveis e a mdio e longo prazos, comentou o dirigente que tem participado dos encontros promovidos pelo secretrio municipal, Mrio Csar Vieira Marques, juntamente com o coordenador de programas de educao de trnsito de Marlia, Nelson Feitosa e com a diretoria da Empresa de Habitao e Desenvolvimento de Marlia (Emdurb), Maria Cleusa Figueiredo Martins.
Na opinio do dirigente da Acim a sugesto da entidade aos associados ser de que fortaleam as amizades, o companheirismo e a integrao de pessoas. Vamos sugerir aos comerciantes que orientem os comercirios a formarem grupos e irem trabalho juntos, ou ento caminharem at o servio em boa companhia, falou Srgio Lopes Sobrinho. Aqueles que quiserem ir de bicicleta, que tambm possam formar grupos, sugeriu ao acreditar que atravs de iniciativas assim, haver menos carros circulando na cidade, menos emisso de poluentes, maior estmulo a sade e campanha contra o sedentarismo. So muitas as vantagens de algumas pessoas irem trabalhar sem o carro, acredita. Para mudana de hbito preciso ter coragem, falou.
Os organizadores do movimento estaro em breve anunciando um nmero telefnico central para que empresas, entidades, hospitais, comrcio, indstria, universidades, sindicatos, prefeitura, ou qualquer outro interessado, possa informar a quantidade de pessoas que aderiram a campanha, bem como o nmero de veculos que no foram utilizados neste dia. Penso que se a cada ano o engajamento for maior ano a ano chegaremos a um ponto em que a maioria da cidade se conscientizar sobre a campanha, opinou.
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