O vice-presidente da Associao Comercial e Industrial de Marlia (Acim), Mauro Celso Rosa, afirmou que o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, em 2009, deve enfrentar retrao entre 0,8% e 1,4%. A insolvncia (quando o devedor tem mais dvidas do que sua capacidade de pag-las) das famlias paulistas possivelmente vai aumentar, em funo da fragilidade financeira causada pela crise internacional de crdito e suas consequncias no Brasil. Pelo menos o que as pesquisas esto mostrando, e serve de sinal para o setor produtivo em geral, disse o dirigente ao sugerir cautela com a formao dos estoques, mesmo levando-se em conta a tendncia de queda da taxa de juros em um futuro prximo.
Para o dirigente mariliense as estimativas e a orientao quanto aos estoques fazem parte de um novo estudo, sobre indicadores antecedentes (previses sobre as tendncias para o desempenho de determinados segmentos), especialmente desenvolvidos para o comrcio paulista. O trabalho realizado pela Silcon Estudos Econmicos, do Rio de Janeiro (RJ), produz relatrio de atualizao a cada trs meses, com os indicadores antecedentes especficos para o varejo de So Paulo. A prxima verso do trabalho ser conhecida no incio de setembro.
EM RECUPERAO A edio dos indicadores antecedentes de junho deste ano aponta para um crescimento positivo do varejo paulista neste ano. A expanso, no entanto, no deve chegar nem perto do desempenho do ano passado, quando o aumento das vendas bateu em 12,8%, na comparao com 2007. A estimativa do indicador para este ms leva em considerao que o consumo das famlias deve manter-se em terreno positivo, com uma variao entre 0,5% e 1,4%, apesar do possvel aumento na insolvncia familiar. Esse patamar tambm muito inferior ao do ano passado. Esse crescimento, apesar de mnimo, dever ser baseado no crdito e, portanto, contribuir para aumentar a inadimplncia do setor varejista. No se trata de uma previso pessimista para a economia nos prximos meses, falou Mauro Celso Rosa ao prever algumas dificuldades para serem enfrentadas.
O indicador antecedente uma ferramenta que permite, depois de analisados os ltimos dados da economia e seus efeitos, antever, no curto prazo, o comportamento macroeconmico e dos diversos setores da economia. Com esse instrumento as empresas podem otimizar esforos de produo e de comercializao, gerenciar as vendas, administrar estoques, definir estratgias de promoes e de marketing, alm de estabelecer polticas de preos e negociaes com fornecedores e sindicatos. |