As lojas do comrcio de Marlia estaro abertas nesta sexta-feira, dia 10, das nove s 22 horas, conforme o Calendrio de Abertura do Comrcio de Marlia, decidido atravs de Assemblia Geral Extraordinria no ano passado, quando todos os dias especiais de 2008 foram definidos. A abertura desta sexta-feira se deve em razo do Dia das Crianas, comentou o presidente da Associao Comercial e Industrial de Marlia (Acim), Srgio Lopes Sobrinho, referente ao dia 12 de outubro, domingo. Durante todo o ano o comerciante e o consumidor sabem quando as lojas abriro em horrio especial, explicou o dirigente que desde 1997 criou o calendrio de abertura do comrcio de Marlia.
Dia 10 de outubro ser a ltima sexta-feira do ano com abertura especial das nove s 22 horas, conforme o combinado. No ms de novembro no tem nada programado, sendo o ms de dezembro um perodo diferenciado. Esses dias so importantes para o comrcio, pois so prximos de datas importantes, justificou Srgio Lopes Sobrinho que considera importante que todos saibam antecipadamente quando as lojas estaro abertas durante todo o ano. O lojista se programa, o comercirio se prepara e o consumidor tem a certeza, disse.
Para discutir o Calendrio de Abertura Especial do Comrcio de Marlia para a prxima temporada ser convocada uma Assemblia Geral Extraordinria para o dia 27 de novembro, quinta-feira, na sede da entidade para que os comerciantes decidam quais as datas mais importantes para que as lojas estejam abertas em horrio especial. A Comisso de Promoo vai sugerir um calendrio e a partir deste ponto, os comerciantes analisam e a maioria decide, explicou o presidente da Acim que acredita ser a melhor alternativa. Para isso de fundamental importncia que todos os comerciantes participem, sugeriu.
CRISE ONDE? Diante da crise comentada na economia mundial segundo o superintendente da Acim, Jos Augusto Gomes, os aumentos de preos devem ser sentidos em bens durveis pela valorizao do dlar e da taxa de juros. A crise est nas posies de crdito e dos prazos de pagamento. Isso deve desestimular o consumo em alguns segmentos, disse o dirigente. Enquanto alguns olham para a crise, outros observam as oportunidades. Apenas em setembro, trs redes fizeram movimentaes: o Magazine Luiza inaugurou 44 lojas em So Paulo, a Ricardo Eletro abriu oito, no Rio, e a Lojas Renner comprou a Leader, com 39 lojas, elevando sua rede para 133 unidades. Apesar do clima de desconfiana, duas redes garantem que seus planos de expanso esto mantidos. O Ponto Frio iniciou este ano com 427 lojas. Para 2009, o presidente da rede garante que sero outros 70 estabelecimentos, num investimento de R$ 50 milhes. A Rede Ricardo Eletro fecha 2008 com 250 lojas e quer mais 30 ano que vem, num investimento de cerca de R$ 30 milhes. Essas redes querem crescer agora porque existe mercado e potencial, falou Jos Augusto Gomes. Os problemas macro so cclicos. Daqui a pouco, desaparecem, afirmou. |