Srgio Lopes Sobrinho
O comrcio de Marlia se desenvolveu muito bem neste final de ano, com as vendas de Natal. O volume de venda foi to positivo, que algumas pessoas resolveram criticar o comportamento da Associao Comercial e Industrial de Marlia, por inveja ou pura desinformao, afinal qual seria o motivo de tanta celeuma sobre o desempenho do comrcio mariliense, se todos foram testemunhas do enorme volume de consumidores nas ruas da cidade e principalmente dentro das lojas?
Ser que existe tanta coisa a ser criticada, com tanto crescimento?
Ou melhor criticar, s pra falar que pode existir algo de errado?
Primeiramente importante que se deixe claro que qualquer promoo com sorteio de prmios exigncia por Lei Federal, que se cumpra uma srie de burocracia, que inviabilizam qualquer campanha financeiramente e em termos de envolvimento da classe. Se existem cidades que querem promover este tipo de campanha de forma aleatria e assumirem os riscos de uma fiscalizao e autuao, o problema no da cidade de Marlia. oportuno que se diga que a Acim j teve problemas judiciais por desrespeitar a lei por causa de campanhas promocionais mal organizadas e sem planejamento estratgico realizadas por administraes anteriores, mas graas ao envolvimento dos comerciantes associados este dbito j est quitado e hoje a Acim no tem compromissos financeiros pendentes com qualquer rgo fiscalizador em todos os nveis (municipal, estadual ou federal) e s realiza aes legalmente discutidas por todos os associados. Esse o preo de agir honestamente: ser criticado por pessoas que so desinformadas.
Sobre o Natal Iluminado, as pessoas imaginam que de responsabilidade da Acim cuidar da ornamentao pblica, atividades culturais ou criar atrativos tursticos. Isto competncia do Poder Pblico e no de uma entidade classista. At 1996 o comerciante era obrigado a pagar pelos enfeites natalinos. Desde 1997 o comerciante no paga nada, pois atravs da parceria entre ACIM e Prefeitura Municipal a responsabilidade toda do Poder Pblico Municipal que arca com os custos e as secretarias competentes, das atividades culturais especficas para o Natal e os atrativos tursticos. O objetivo da Acim atrair consumidores de Marlia e regio para o comrcio da cidade. Fazer o consumidor entrar nas lojas de responsabilidade do comerciante.
Falando em crescimento e desenvolvimento do comrcio de Marlia muitos perguntam: e o calado? Quero deixar bem claro que estudos e projetos j foram realizados com acompanhamento e orientao da Prefeitura de Marlia, e para concretizar este projeto, preciso que haja um entendimento entre as partes interessadas que so: comerciantes, proprietrios de imveis e Prefeitura de Marlia. A Acim j vem realizando um trabalho de articulao desde 1997, e os projetos esto a disposio para quem quiser conhecer.
bom que se esclarea de uma vez por todas que a Acim a favor da gerao de empregos. Por isso o desejo de trabalhar o mximo de tempo possvel, de forma correta e legalmente vivel. a favor do empreendedorismo, ou seja, quanto mais lojas na cidade melhor a qualidade de vida da populao. a favor do desenvolvimento, para isso as pesquisas esto sendo feitas para direcionar melhor os planos de ao. A Acim favor do comerciante, pois ele que a diretoria e os funcionrios da entidade devem satisfao, assim sendo, quando forem falar do comrcio de Marlia, nos procurem pois ser mais simptico promover crticas com base em informaes devidamente corretas.
As crticas so necessrias e a Acim quer ouvi-las, pois no se tem na entidade qualquer pretenso de ser o Dono da Verdade. A Acim trabalha pela maioria interessada do comrcio local. Por ser uma entidade que completa 70 anos de fundao na cidade, penso que est na hora de se respeitar uma organizao forte e representativa, pois duvido que qualquer sindicato classista ou associao da cidade tenha a pujana que tem a Acim, sendo uma entidade septuagenria. Se hoje a Acim completa 70 anos, porque os comerciantes se preocupam com o crescimento de Marlia.
Nada ser feito sem planejamento e que se respeite lei. Por isso, se algo no for feito na cidade pela Acim, em favor do comrcio local, no por incapacidade e sim por ser uma entidade que prima pela honestidade e cumprimento da Lei, pois no toa que a Associao Comercial e Industrial de Marlia tida como modelo em todo o Pas, baseada em cidade do porte de 200 mil habitantes.
Srgio Lopes Sobrinho presidente da Associao Comercial e Industrial de Marlia e vice-presidente da Federao das Associaes Comerciais do Estado de So Paulo
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