O mercado atual do leite indica que a tendncia de preo para o prximo ms de se manter estvel. A alta do dlar desencorajou as importaes que, mesmo em volumes acima dos observados no ano passado, acabam no sendo suficientes para atender a demanda. Hoje h um real desequilbrio entre oferta e procura no mercado de derivados, especialmente entre as indstrias.
Produtores de diversas regies do Brasil esto recebendo propostas e contra propostas com valores cerca de 18% a 20% acima dos preos mdios regionais do litro de leite, ou seja, dentro do processo de pagamento das indstrias, est sendo mais fcil atingir o ndice para as bonificaes. Alis, nos ltimos meses, os preos pagos aos produtores com maiores volumes ficaram bem prximos dos valores mais elevados pagos regionalmente.
At a produo de setembro, paga em outubro, os preos mdios do leite pago aos produtores foram cerca de 2,5% superiores aos preos de 2001, enquanto a indstria, no mercado do longa vida, somou um aumento de 9,3% nos preos mdios de venda.
Muitos produtores tm reclamado que os preos reais so mais altos que os que tem sido publicados pelos referidos veculos. Vale lembrar que o produtor, que procura informaes, e acompanha o mercado, geralmente representa uma condio diferenciada de tecnologia e volume de produo em relao ao grande universo dos produtores.
Portanto, pela prpria caracterstica de sua propriedade e produo, os preos destes produtores tendem a ser os mais elevados, publicados na coluna de preos mximos ou mais altos em revistas especializadas.
Porm, na mdia geral, a realidade do produtor brasileiro extremamente diferente dos empresrios rurais que acompanham mercado. Segundo dados do IBGE, no Brasil, apenas 2% dos produtores produzem mais que 200 litros de leite por dia, e nem por isso pode-se dizer que a produo destes 2% administrada empresarialmente.
O valor mix, a mdia paga pela indstria, para o leite tipo C, ainda est prxima dos R$0,36 a R$0,37/litro e R$0,41 a R$0,42 pelo leite tipo B. O valor do leite deste ano, portanto, realmente apenas 2,5% acima do preo mdio do ano passado, conforme descrito acima, um reajuste insignificante perto da realidade que o produtor enfrenta para comprar seus insumos.
Sendo assim para aumentar, ou ao menos manter, o abastecimento de leite no prximo ano, no h outra alternativa que no seja atravs de preos.
Estamos, portanto, vivendo em 2002, uma situao indita no mercado do leite dos ltimos anos: preos sendo reajustados em pleno perodo de safra.
O programa SAI de parceria do SEBRAE/SP, CATI e o Sindicato rural de Marlia, atravs de sua equipe tcnica tm apoiado os produtores para a realizao compras e vendas conjuntas, melhorando assim os lucros obtidos pelos mesmos com a atividade.
Mais informaes podem ser obtidas pelos telefones: 422-3362 ou 422-3855.
Mrcio Luiz de Oliveira coordenador de gesto do Programa Sai em Marlia
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