|
|
|
|
 |
|
|
|
|
|
Título:
|
Cresce a digitalizao de pequenos negcios, diz pesquisa |
|
|
|
|
 |
 |
 |
 |
 |
Carlos Francisco Bittencourt Jorge, secretrio da associao comercial, fala sobre o comrcio eletrnico |
|
Como era de se esperar a digitalizao de pequenos negcios vem crescendo como alternativa de combater a quarentena que obriga a maioria das lojas a estarem fechadas para o atendimento pblico. Pesquisa do Sebrae, em parceria com a Fundao Getlio Vargas (FGV), revela que a pandemia estimulou a digitalizao dos micros e pequenos negcios, com 70% dessas empresas atuando nas redes sociais, aplicativos ou internet para impulsionar as vendas. Em maio, bem no incio da pandemia, esse porcentual era de 59%. O comrcio precisa se reinventar e o e-commerce a melhor alternativa, disse o secretrio da diretoria da Associao Comercial e Industrial de Marlia, Carlos Francisco Bittencourt Jorge. Existem segmentos que tiveram incremento superior a 20%, como o caso dos segmentos de energia, que apresentou aumento de 37%; beleza, com 27%; bem como educao e construo civil, que viram o nmero de empresas ativas nesse ambiente crescer em 20%, disse animado.
Segundo dados da pesquisa desenvolvida, a plataforma Whatsapp a preferida pelos empreendedores que inseriram o mundo virtual nas suas vendas, com 84% de adeptos. Cerca de 90% das empresas que exercem atividades como Artesanato, Beleza e Moda, e que digitalizaram a comercializao dos produtos, usam esse recurso para vender seus produtos e servios. Instagram e Facebook so as prximas opes, com 54% e 51%, respectivamente. Apenas 23% dos negcios vendem por sites prprios. Neste momento de quarentena a loja no pode ficar parada, mesmo sem o atendimento pblico, falou o dirigente ao lembrar que o Decreto Estadual probe o atendimento, mas a produo pode continuar com entregas via "drive thru" ou "delivery" que so as alternativas de manter a loja vendendo. Os pedidos e atendimentos so eletrnicos, mas a entrega fsica, explicou o dirigente mariliense.
Outro dado apresentado pela pesquisa que as micros e pequenas empresas usam a digitalizao de forma mais profissional do que os microempreendedores individuais (MEI), pois utilizam ferramentas mais voltadas para a gesto dos prprios negcios. Entre as micros e pequenas empresas, 55% usam ferramenta de gesto. J entre os MEI, esse nmero cai para 25%. A diferena tambm confirmada quando o assunto ferramentas para gesto de clientes (CRM), que so utilizadas por 25% dos donos de micros e pequenas empresas, mas por apenas 12% dos microempreendedores individuais.
Com o objetivo de assessorar o comerciantes mariliense, a associao comercial local criou uma plataforma de e-commerce: www.marilia.dakki.com.br em que o comrcio eletrnico acontece de forma direta, com pagamentos via carto de crdito ou dbito, boleto bancrio, ou pelo sistema PIX. So quase 300 lojas genuinamente marilienses que participam deste comrcio eletrnico local, que independente da quarentena esto produzindo, falou ao lembrar que a plataforma ainda oferece servio de entrega exclusivo. Reconheo que ainda cedo para acompanhar o volume de vendas presencial, mas melhor do que ficar parado ou fechado, opinou ao sugerir aos comerciantes que ainda no adotaram esse modelo que faam um teste. preciso comear, cedo ou tarde, para num futuro tem um bom volume de vendas, sugeriu Carlos Francisco Bittencourt Jorge ao considerar o e-commerce como a melhor alternativa no momento.
#
Eficaz Comunicao Empresarial Ltda ME
Telefone:(14) 98137.7189 (Vivo)
E-mails: redacao@eficaz.jor.br ou atendimento@eficaz.jor.br
Site: www.eficaz.jor.br - Twitter: marciocmedeiros
Skype: marciomedeiros8020
www.facebook.com/EficazComunicacaoEmpresarial
Instagram: eficaz.comunicacao |
 |
 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Clique
no logo acima e veja todos os textos produzidos. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|