Os comerciantes da cidade de Bastos, na regio oeste do interior paulista esto consultando mais os dados do Servio Central de Proteo ao Crdito, da Associao Comercial e Industrial de Bastos, como forma de diminuir a inadimplncia no varejo bastense. Esse um excelente sinal de que o comerciante est atento a situao do consumidor, disse o presidente da entidade associativa, Jos Claudio Caldeira, ao tomar conhecimento do levantamento dos sete primeiros meses do ano, que apontam crescimento de 12% de janeiro a julho, no comparativo com igual perodo do ano passado. Somente neste perodo foram realizadas 7.354 consultas de CPFs, diante das 6.592 consultas realizadas no ano passado. Somente em janeiro a comparao foi negativa este ano, apontou o dirigente ao mostrar os demais seis meses com elevao nas consultas.
De acordo com o levantamento do SCPC da associao comercial de Bastos, o ms de Julho, por enquanto, tem sido o ms com maior nmero de consultas (1.731), diante de Maio (1.614) e Maro (1.418). Isso quer dizer que o comerciante est tomando mais cuidado ao vender pelo credirio, entendeu Alessandra de Oliveira Segura Pereira, gerente administrativa da associao comercial bastense. Quanto mais o comerciante consulta a situao cadastral do consumidor, menores so as chances da inadimplncia crescer e comear a ameaar a manuteno da empresa, falou a dirigente em tom de preocupao com o crescimento da inadimplncia, em razo da queda do poder aquisitivo das famlias, que sofrem com o desemprego, elevadas taxas de juros e a tributao pesada nos produtos.
Para o presidente da associao comercial quando o comerciante consulta a situao cadastral do cliente, ele est buscando informaes seguras para vender pelo credirio. Se vender e no receber, o comerciante perde tudo: o dinheiro, o produto e leva prejuzo porque j pagou o imposto e a comisso, explicou Jos Claudio Caldeira ao fazer o alerta para que os comerciantes consultem sempre quando forem vender para pessoas fsicas e jurdicas. Buscar informaes do parceiro comercial um a prtica comum no varejo e faz parte da boa gesto de uma empresa, acrescentou ao lembrar de que todas as informaes do SCPC so nacionalizadas, ou seja, uma vez em dbito em qualquer loja do Brasil, o consumidor tem restrio em Bastos. E vice versa, ou seja, se o consumidor ficar devendo em uma loja de Bastos, passa a ter restrio no Brasil todo, anunciou.
No segundo semestre do ano a movimentao no comrcio varejista maior em virtude de que os seis prximos meses tero quatro datas comemorativas muito fortes nas vendas: Dia dos Pais (agosto), Dia das crianas (Outubro), Black Friday (Novembro) e Natal (Dezembro). Com a movimentao entre as lojas da cidade, os riscos de inadimplncia so maiores, avisou o presidente da associao comercial de Bastos ao orientar cautela no momento das vendas pelo credirio. Quanto mais informaes o comerciante tiver do cliente, menores as chances de uma inadimplncia, repetiu ao admitir no ser uma certeza, mas uma segurana maior ao vender. Neste momento o comrcio j se prepara para as vendas do final do ano, e a equipe do credirio deve adquirir o hbito de consultar o cadastro do cliente sempre que for possvel, ensinou.
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