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Título: Cresce valor de dbito acumulado no comrcio
 
Libnio Victor Nunes de Oliveira, presidente da Acim, preocupado com o crescimento da dvida acumulada
 

Dados do Servio Central de Proteo ao Crdito (SCPC) da Associao Comercial e Industrial de Marlia mostram crescimento no dbito acumulado nos ltimos cinco anos no comrcio mariliense, fazendo com que o valor de R$ 15.390.578,98 deixe de circular entre as lojas em virtude da inadimplncia do consumidor. Um valor considervel, e recorde, disse em tom de preocupao o presidente da associao comercial, Libnio Victor Nunes de Oliveira, ao tomar conhecimento sobre os dados estatsticos que monitoram as performances dos consumidores quanto ao poder de compra. Isso no bom, e certamente algumas lojas esto com dificuldades, acredita o dirigente de Marlia.

De acordo com o levantamento que rene os dois primeiros meses do ano de 2017, o ms de fevereiro assinalou 25.653 devedores cadastrados que fazem parte do banco de dados acumulativo no perodo de cinco anos, o que prev a lei quanto a dbitos. Aps este perodo de cinco anos, a dvida sai da restrio cadastral. Somente nesse caso so dvida com valor mdio de R$ 600,00, disse espantado o presidente da Acim ao admitir que esse valor, dependendo da empresa, pode causar srios problemas de gesto, pois, os dados mostram 46.114 dvidas existentes, ou seja, mais de uma dvida por devedor. Neste caso o dbito cai para R$ 334,00, porm, possvel que existam mais dbitos com o mesmo devedor, lamentou o dirigente em tom de preocupao, pois, sabe que os micro e pequenos empresrios esse valor tem muito peso no dia a dia.

Para Libnio Victor Nunes de Oliveira somente a informao pode evitar esse transtorno. Hoje existem informaes cadastrais que ajudam a evitar o crescimento da inadimplncia, afirmou ao admitir que quase impossvel eliminar o problema. Mas diminuir e administrar d para o empresrio fazer, comentou ao sugerir a consulta ao SCPC que tem outras informaes especficas que auxiliam o lojista a decidir pela liberao ou no do crdito ao consumidor. Quanto mais informaes a loja tiver do cliente, menor a chance de inadimplncia, garante o experiente empresrio e atual presidente da associao comercial. No existe como evitar, mas existe como diminuir a incidncia e o prejuzo que s do comerciante, falou ao ter conhecimento de vrias empresas que passam por dificuldades, em virtude de ter uma inadimplncia elevada.

Na opinio do dirigente da associao comercial o comerciante quando deixa de receber pela mercadoria ou servio, perde mais vezes, afinal, tem que pagar a comisso, os encargos e pagou pelo produto. Por isso que sugiro sempre um acordo, para que o prejuzo no seja maior, falou ao defender a livre negociao da dvida seja de forma legal ou no. O lojista pode propor a qualquer momento um acordo, com parcelamento ou ento encaminhar para o juizado de pequenas causas que faz o mesmo, com a chancela da Justia, explicou ao considerar vlida a oportunidade de rever o valor, mesmo que seja o principal, do que ficar sem receber na totalidade. O comerciante no pode perder o produto/servio e muito menos o cliente, opinou ao acrescentar: E ficar mais atento para no cair novamente na cilada, resumiu ao enfatizar a necessidade de cuidados especiais ao conceder o credirio.

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