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Confiana do consumidor cresce para o Natal, diz Acim |
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Jos Augusto Gomes, superintendente da Acim, animado com os ndices sobre o consumidor |
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Finalizado os preparativos para o Natal deste ano, uma informao positiva animou a diretoria da Associao Comercial e Industrial (ACI) de Marlia quanto a expectativa das vendas no comrcio em geral. O aumento na confiana do consumidor motivo de destaque por parte do superintendente da associao comercial mariliense, Jos Augusto Gomes, que considerou oportuna a informao de que o ndice de Confiana do Consumidor (ICC) se recuperou da leve queda sofrida em outubro e registrou avano de 4,1% ao passar de 106 pontos em outubro para 110,3 pontos em novembro. Essa foi a maior pontuao registrada desde fevereiro de 2015, festejou o dirigente da Acim, ao fazer uma relao a novembro do ano anterior o ICC apresentou crescimento de 28,9%.
De acordo com Jos Augusto Gomes o ICC apurado mensalmente pela Federao do Comrcio de Bens, Servios e Turismo do Estado de So Paulo (Fecomercio/SP). Composto pelo ndice das Condies Econmicas Atuais (ICEA) e pelo ndice de Expectativas do Consumidor (IEC), o indicador varia de zero a 200 pontos, sendo que abaixo de 100 pontos significa pessimismo e acima de 100, otimismo. Isso deve ser relevante para os planos para as vendas do comrcio neste Natal, sugere o dirigente mariliense que admite preocupao, porm, com esperana de melhoras. No ano passado vivemos um ambiente sem esperanas, recordou. Agora estamos preocupados, mas temos maiores chances de melhora na economia em geral, acredita.
O maior responsvel pelo bom desempenho registrado em novembro foi o ndice de Expectativas do Consumidor (IEC), que passou de 137,2 pontos em outubro para 143,8 pontos no presente ms, alta de 4,8%. No comparativo com novembro de 2015, o IEC registrou alta de 35,1%. Essa a maior pontuao para o indicador desde maio de 2013. Houve simetria na percepo dos consumidores com renda acima e abaixo de dez salrios mnimos. O primeiro grupo registrou alta de 5,5% ao passar de 154,5 para 162,9 pontos, j a segunda faixa de renda apresentou crescimento de 4,3%, subindo de 129,1 para 134,7 pontos. No comparativo anual, os dois grupos exibiram alta de 51,3% e 27,4%, respectivamente.
O ndice das Condies Econmicas Atuais (ICEA), outro componente do ICC, tambm apresentou alta no ms de 1,7%, ao passar de 59,1 pontos em outubro para 60,1 pontos em novembro. Em relao a novembro do ano passado, o subndice registrou elevao de 10,7% - segunda alta consecutiva nessa base de comparao, fato que no acontecia desde janeiro de 2013 (46 meses). Diferentemente, do que foi visto no IEC, houve assimetria entre as faixas de renda. Enquanto os consumidores com rendimento inferior a dez salrios mnimos se mostraram um pouco mais confiantes, passando dos 53,8 em outubro para 60,3 pontos em novembro (alta de 12,3%), os consumidores com renda superior a este patamar demonstraram estar menos confiantes, assinalando queda de 15,5% no ms, passando de 70,5 em outubro para 59,6 pontos em novembro. Em relao ao mesmo perodo do ano passado os dois grupos registraram aumento de 14,4% e 3,5%, respectivamente. Mesmo que ainda no haja uma melhora consistente nos itens renda e emprego, que so determinantes para o pleno consumo, este aumento, mesmo que sutil, da confiana do consumidor baseada, principalmente, serve de motivao, falou Jos Augusto Gomes.
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