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INADIMPLNCIA - Consultas ao SCPC caem 5,91% em 2014 |
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Libnio Victor Nunes de Oliveira e Jos Augusto Gomes, avaliam estatsticas de consultas ao SCPC da Acim |
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Finalizado o ano de 2014, dados do Servio Central de Proteo ao Crdito (SCPC) da Associao Comercial e Industrial de Marlia (Acim), apontam queda no nmero de consultas de apenas, 5,91%, que considerado normal pela diretoria da entidade. A queda aguardada em virtude da mudana do comportamento na relao entre comerciante e consumidor, que passou a ser mais intensa com a utilizao dos cartes de crdito, dbito e benefcios, disse o presidente da entidade, Libnio Victor Nunes de Oliveira, que apesar da queda, considerou baixo o porcentual. Em 2013 a queda foi de 9,28%; Em 2012 foi de 8,92%, comparou o dirigente ao verificar as estatsticas do SCPC da Acim.
Somente no ms de novembro no houve queda. Nos demais 11 meses de 2014 todos foram negativos, e a explicao parece bvia para o dirigente da associao comercial. Em novembro tanto o comerciante quanto o consumidor se preparam para as vendas de dezembro, falou. O comerciante passa a ter mais ateno no credirio e o consumidor passa a ter mais cuidados com o crdito prprio, comentou o dirigente que aponta o ms de abril com (-)15,57% de queda no nmero de consultas ao SCPC da Acim por no haver nenhuma data comemorativa forte ou um apelo comercial forte que estimule comerciantes e consumidores a se preocuparem com o credirio. O ms de abril um dos meses do ano em que no existe um motivo forte que estimule o consumo, lembrou.
Durante a temporada de 2014 foram realizadas 382.015 consultas ao banco de dados do SCPC da Acim contra os 406.000 realizados em 2013. O ms de dezembro, novamente, foi o ms com o maior nmero de consultas, com 39.194 consultas realizadas em 2014, certamente por causa das vendas de natal, o maior e mais importante perodo de vendas do comrcio em geral. No ltimo ms de dezembro, tivemos 2,79% a menos de consultas do que em 2013, ressaltou Libnio Victor Nunes de Oliveira ao avaliar as estatsticas apresentadas, de acordo com acompanhamento mensal realizado pela diretoria da Acim.
Para o superintendente da associao comercial de Marlia, Jos Augusto Gomes, a queda esperada se deve em razo de que as vendas pelos cartes de crdito, dbito e benefcios, no passam pelo sistema de consultas do SCPC, que nacionalizado e com o maior nmero de dados cadastrais do consumidor em geral. Estamos passando por um perodo de transio em que as vendas pelo credirio esto diminuindo em razo dos cartes de crdito, dbito e benefcios, o que no quer dizer sobre o volume de vendas no comrcio mariliense, afinal, as vendas a vista ou pelos cartes aconteceram em grande intensidade, explicou Jos Augusto Gomes. Consultas ao SCPC da Acim nunca foi parmetro para se medir a intensidade do volume de vendas em Marlia, enfatizou o dirigente que acredita numa inverso de valores. Em breve vamos analisar o cadastro positivo do consumidor que j comeou a ser avaliado por alguns lojistas e instituies financeiras, lembrou.
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