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Cai o nmero de devedores, dvidas e valores, diz Acim |
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Jos Augusto Gomes, superintendente da Acim, mostra queda nos nmeros da inadimplncia no comparativo mensal |
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O superintendente da Associao Comercial e Industrial de Marlia (Acim), Jos Augusto Gomes, analisou dados fornecidos pelo Servio Central de Proteo ao Crdito (SCPC), que monitora a inadimplncia do comrcio mariliense entre o nmero de dvidas existentes, a quantidade de devedores e o valor preso pela falta de pagamento. Os nmeros do ms de julho so inferiores aos do ms de junho, informou o dirigente da Acim ao perceber uma pequena queda nas trs vertentes. So pequenas, mas so diminuies no nmero de dvida, devedores e do valor que deixa de circular na cidade, comparou.
De acordo com os dados levantados pelo SCPC da Acim no ms de julho deste ano chegou-se a 28.715 devedores registrados, com o CPF no banco de dados da instituio de restrio ao crdito. Dessa quantidade de devedores, so 57.052 dvidas registradas, com um CPF em mais de uma dvida existente. O montante que deixa de circular por causa dessa inadimplncia chega a R$ 16.988.204,84. Isso tudo acumulado nos ltimos cinco anos, disse Jos Augusto Gomes que considera importante o monitoramento dos dados para criar condies de diminuio da inadimplncia em geral. Nossa proposta fazer com que sabendo quanto est paralisado, que criemos condies para que o mximo de pessoas tenha condies de investir nas lojas da cidade, disse o superintendente da Acim.
No ms passado os nmeros foram: 28.801 devedores (86 devedores a menos neste ms), 57.316 dvidas registradas (262 dvidas que deixaram o banco de dados do SCPC da Acim) e R$ 17.103.082,25 o valor que deixou de circular no ms passado (so R$ 114.878,00 que retornaram para a economia da cidade). Pode parecer pouco numa viso generalista, porm, significativa quando se observa de forma especfica, comentou o dirigente da associao comercial que aponta a consulta ao banco de dados do SCPC da Acim como a principal ferramenta para se decidir a oferta de credirio.
Na opinio do dirigente da Acim o lojista precisa treinar a equipe do credirio e criar mecanismos de informao. A informao a ferramenta principal para a diminuio da inadimplncia, apontou Jos Augusto Gomes ao citar a ficha cadastral, a pesquisa dos hbitos do consumidor e principalmente os dados financeiros do cliente. Tudo isso possvel, alm de outras alternativas existentes, e aquelas ainda que podem ser criadas, comentou o superintendente da associao comercial ao lembrar que baseado neste conjunto de informao possvel evitar a inadimplncia. Hoje com a informtica, com as relaes inter pessoais e principalmente conhecendo o cliente, possvel evitar a inadimplncia, opinou o dirigente ao comemorar timidamente a queda dos nmeros.
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