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Com uma publicação própria, a entidade ou empresa teria um canal direto de comunicação com seus públicos prioritários. Caso haja interesse em criar sua própria publicação, a Assessoria de Imprensa coloca-se á disposição para desenvolver os projetos editorial e gráfico, identificando a linguagem e a apresentação visual adequadas ao tipo de público que se quer atingir.


Plano para elaboração de um Informativo Impresso

INTRODUÇÃO


Uma das formas de uma entidade fortalecer seu relacionamento com os públicos aos quais visa atingir - obtendo, assim, resultados mais eficazes em diversas ações realizadas - é a criação de um veículo próprio de comunicação.

O presente documento é resultado de um estudo que analisou as necessidades e características da (empresa ou entidade) e visa definir o perfil da publicação adequada à entidade.


01. Definição do público-alvo

O público-alvo do Informativo Impresso será composto pelos seguintes grupos:
• Profissionais ligados à entidade/empresa;
• Outras entidades que congreguem profissionais do setor;
• Associações, entidades, sociedades, fundações e órgãos públicos ligados direta ou indiretamente;
• Veículos de comunicação do estado, em especial a grande imprensa da capital, e imprensa dirigida a área pertinente da empresa/entidade em todo o país;
• Faculdades e escolas técnicas da área pertinente da empresa/entidade no país.


02. Objetivos

O objetivo do Informativo Impresso será divulgar:
• As posições da entidade quanto a fatos de destaque nas áreas pertinente a empresa/entidade em áreas: políticas governamentais, novas tecnologias e outras;
• As atividades internas e sociais da empresa/entidade, suas promoções e eventos;
• Promoções e eventos de entidades afins, associações, sociedades, fundações e órgãos públicos na área pertinente da empresa/entidade, faculdades e escolas técnicas do setor;
• Assuntos relevantes na área da empresa/entidade, em especial cursos de aprimoramento profissional;
• Informações para a comunidade em geral.


03. Projeto Editorial

O projeto editorial tem como objetivo criar uma personalidade própria para o Informativo Impresso da entidade/empresa, identificando-o com os públicos. Através dele, foram definidos os seguintes ítens:

a. Cada edição do informativo será feita a partir de uma reunião de pauta, com presença de representantes da entidade e dos jornalistas responsáveis;
b. As pautas deverão atender aos objetivos da publicação, abrangendo assuntos ligados à área do direito em geral e aos posicionamentos e atividades da empresa/entidade em particular, conforme definido no item "objetivos".
c. Para a redação dos textos, será utilizada a linguagem jornalística, que evita adjetivações, redundâncias e palavras rebuscadas. É clara, concisa e direta. Os termos técnicos são explicados para facilitar a compreensão também do leigo.
d. A periodicidade inicial será mensal.
e. Serão criadas seções fixas, facilitando o acesso do leitor às informações e aumentando seu interesse pela publicação. A distribuição dos assuntos e colunas por página será a seguinte:

CAPA - Terá, além do cabeçalho com o nome do informativo a sua data de publicação, chamadas para seções distintas; uma manchete acompanhada de um pequeno texto com os dados mais relevantes sobre o assunto; e uma fotolegenda, chamando para o segundo texto em importância na edição.

PÁGINA 2 - Será a página de Opinião. Nela constarão: o Editorial, com as opiniões da empresa/entidade, sem assinatura pessoal; o Expediente com a relação da diretoria da empresa/entidade, endereço e dados relativos à produção da publicação; um espaço reservado para dois artigos; e uma coluna com o nome de Imprensa Especializada, trazendo resenhas das opiniões e informações publicadas em outros órgãos de circulação dirigida do setor.

PÁGINA 3 - Dedicada ao tema específico da edição. Nesta página, serão divulgadas as informações mais importantes do exemplar, por se tratar da página principal da edição.

PÁGINAS CENTRAIS - As páginas 4 e 5 serão denominadas como Geral e vão apresentar textos diversos, com informações sobre assuntos de destaque na área, destinadas a profissionais e comunidade científica. Terão, ainda, uma coluna com o nome de Notas, com informações rápidas.

PÁGINAS 6 E 7 - Terão reportagens sobre a empresa/entidade como: parcerias com entidades fins (cursos, seminários, congressos e outras atividades). Na página 7, haverá uma agenda com as atividades promovidas pela empresa/entidade e outras informações de parceiros. Estas duas páginas serão denominadas com fatos atuais.

CONTRACAPA - Será chamada "Equipamentos" e terá reportagens sobre produtos e equipamentos com destaque no mercado, além da coluna Lançamentos, com notas curtas sobre os novos equipamentos, ou publicações e produtos para os leitores, inclusive com indicações de preços e locais de venda.


04. Projeto gráfico

Em anexo, está disposto um esboço do projeto gráfico para o Informativo da empresa/entidade, página por página, incluindo dados técnicos e a forma como foi utilizado na última edição, inclusive com espaço para o cabeçalho já devidamente definido.

Trata-se de um esboço, para visualização da proposta, e será elaborado mais detalhadamente caso haja interesse do contratante em adotar este Plano de Informativo, colocando-o em prática. Convém lembrar, ainda, que o esboço não está apresentado no tamanho natural da publicação, e sim em versão reduzida e proporcional. O formato real é o tablóide (28,7 X 36 cm).


05. Responsabilidades

A edição do Informativo Impresso acarretará nas seguinte responsabilidades:

PARA O CONTRATANTE
• Ter disponibilidade para, no mínimo, duas ou mais reuniões mensais, uma de pauta e outra de avaliação da edição, para realimentar o processo;
• Indicar os membros da diretoria da empresa/entidade e do seu quadro social que tenham condições de fornecer informações para a elaboração de textos sobre a entidade;
• Revisar os textos produzidos, antes do seu encaminhamento à composição;
• Respeitar os prazos previamente estabelecidos para a entrega de material aos jornalistas e devolução de matérias revisadas.

PARA A ASSESSORIA DE IMPRENSA
• Ter disponibilidade para, no mínimo, duas reuniões ou mais mensais, uma de pauta e outra de avaliação da edição;
• Seguir as determinações deste projeto editorial e gráfico;
• Recolher, através de entrevistas e outros meios, as informações que não puderem ser fornecidas pela empresa/entidade;
• Respeitar os prazos previamente estabelecidos para a entrega dos textos à empresa/entidade, aos diagramadores e à gráfica;
• Acompanhar os processos de diagramação, montagem, composição e impressão de cada edição do jornal, para garantir sua qualidade e correta execução;
• Obter orçamentos junto a diversas gráficas, para que a empresa/entidade opte por uma delas;
• Apresentar detalhadamente o projeto gráfico do informativo, bem como explicar integralmente o presente plano à diretoria da empresa/entidade, para esclarecer quaisquer dúvidas.


06. Recursos necessários e custos adicionais

Para a execução do informativo proposto, a Assessoria de Imprensa utilizará a estrutura já existente e terá necessidade, ainda, de contratar (se for necessário) um diagramador, um fotógrafo e um ilustrador, bem como um captador de publicidade, em regime de free-lance (que receberá 20% dos contratos de publicidade assinados). Os valores dos honorários destes profissionais, bem como os custos com a composição, fotolitagem e impressão, serão de responsabilidade do contratante.


07. Trabalhos já desenvolvidos

A Eficaz Comunicação Empresarial já editou Informativos Impressos das seguintes empresas e entidades:

• Associação Comercial e Industrial de Marília;
• Terra Networks do Brasil;
• Ordem dos Advogados do Brasil - secção de Marília;
• Colégio Sagrado Coração de Jesus;