Título: Comportamento do Consumidor chama atenção da ACE
 
Valdenice Valderramas, também acredita na mudança de comportamento do consumidor em Pompeia
 
O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Pompeia, Alair Mendes Fragoso considera o “Efeito Calendário” como prejudicial para a comparação anual dos índices econômicos, mas o ritmo de venda segue em crescimento moderado. “O consumidor continuar otimista”, disse o dirigente. “E o Governo e o Banco Central estão atentos aos efeitos da crise internacional sobre o Brasil e certamente tomarão as medidas necessárias para manter o crescimento da economia”, acredita o dirigente que vem acompanhando as informações neste sentido e não acredita em surpresas no Brasil. “Vivemos um bom momento e dificilmente qualquer crise nos atingirá”, acredita.

De acordo com o Indicador de Movimento de Comércio (IMC) – vendas a prazo – apresentou queda de 4,2% com um dia útil a menos, na 1ª quinzena de junho de 2012, na comparação com igual período em 2011. Na mesma base de comparação entre períodos, o ICH (Indicador de Consultas de Cheque) – vendas à vista – caiu 2,9%, segundo a Associação Comercial de São Paulo (ACSP), baseada numa amostra de dados de clientes da empresa Boa Vista Serviços, que administra o Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC). Esses dados, quando ajustados pela média diária, apresentam alta de 3,8% no IMC e 5,2% no ICH, mostrando um ritmo moderado de crescimento das vendas no varejo. A alta na venda à vista (de 5,2%) foi alavancada pela venda de vestuário, calçados, variedades e outros bens de menor valor, impulsionada pelo clima frio no período do “Dia dos namorados” e pelo êxodo reduzido do paulistano para as praias – o que fez crescer o movimento nos shoppings.

Para a gerente administrativa da ACE de Pompeia, Valdenice Aparecida Lacerda Valderramas, os dados do SCPC de Pompeia também apresentam números que indicam a mesma direção, com a mudança de comportamento do consumidor. Segundo ela o balanço sobre as consultas ao SCPC referente à primeira quinzena de junho, não teve aumento sobre ao mesmo período do ano anterior, porém, o número de pessoas que procuraram as lojas, foi bem além do esperado. “Foram excluídos do SCPC 151 CPFs no ano passado, diante dos 238 deste ano”, disse a gerente ao mostrar o interesse do consumidor em voltar a comprar pelo crediário. “São 87 pessoas a mais para investirem no comércio”, falou. “Isto demonstra que o consumidor quer ter o nome limpo para comprar”, deduziu.

Os números do Indicador de Registro de Inadimplentes (IRI) – registros recebidos/carnês em atraso – apresentou queda de 1,3% na 1ª quinzena de junho, em comparação com igual período de 2011, mas com um dia a menos e alta de 6,9% com ajuste pela média diária. Já o IRC (Indicador de Recuperação de Crédito) – registros cancelados/renegociações de crédito – registrou queda de 1,7% (na mesma comparação entre períodos) e alta de 6,5% respectivamente. Esses indicadores sinalizam uma certa estabilidade no atual patamar da inadimplência. “São mudanças em que o comércio sentirá em breve”, acredita Valdenice Aparecida Lacerda Valderramas.

#
Eficaz Comunicação Empresarial Ltda – ME
Fones: (14) 3454.5072 (Livre) - 8137.7189 (Vivo)
Nextel – (14) 7811.5496 – ID - 55*89*128343
E-mails: redacao@eficaz.jor.br ou atendimento@eficaz.jor.br
Site: www.eficaz.jor.br - Twitter: marciocmedeiros
MSN: marciomedeiros72@hotmail.com – Skype: marciomedeiros8020