Título: ACEP alerta para golpe no comércio
 
Alair Mendes Fragoso, presidente da ACE, faz o alerta sobre o golpe da publicidade
 
A diretoria da Associação Comercial e Empresarial de Pompeia (ACEP), está alertando comerciantes local e regional, para ação de uma quadrilha que está aplicando o golpe da publicidade em listas telefônicas. Segundo o presidente da entidade, Alair Mendes Fragoso, o golpe é antigo, porém, é aplicado constantemente. “Trata-se de um comportamento antigo em que pessoas de má fé, tentam ludibriar o comerciante com a falsa propaganda”, disse o dirigente ao fazer o alerta e afirmar que o comércio deve ficar atento e na dúvida não fechar qualquer negócio nesse sentido. “Sei que existem empresas sérias no ramo, mas a vulgarização penaliza a maioria”, lamentou o dirigente.

O golpe é aplicado da seguinte forma: o bandido telefona para um comerciante oferecendo uma publicidade em lista telefônica a ser editada. Oferece espaços em destaque e tudo mais, e combina valores e naturalmente pede um valor de entrada, uma vez que a proposta se deve a pagamento em parcela, antes da confecção da lista. “É ai que vem o perigo”, disse Valdenice Aparecida Lacerda Valderramas, gerente administrativa da Associação Comercial e Empresarial de Pompeia. “A publicação da publicidade nunca acontece”, avisou ao destacar que mesmo sendo empresa idônea, efetuar o pagamento somente após a confecção da publicidade na lista telefônica. “Isto deve ser condicionado no contrato que deve ser assinado entre as partes, depois, naturalmente das comprovações de que a empresa contratada é legalizada”, disse Valdenice Aparecida Lacerda Valderramas.

Recentemente na cidade um empresário de Pompeia foi vítima do golpe quando após contratar o serviço de propaganda na lista telefônica foi surpreendido com uma cobrança do valor total e ainda ameaçado de “negativar” aos órgãos de proteção ao crédito o CNPJ da empresa, pelo contrato ilegal. “A pressão, as ameaças ao telefone e principalmente a desinformação do comerciante, fazem com que normalmente a cobrança bancária seja paga e nunca mais o comerciante é ressarcido”, disse Valdenice Aparecida Lacerda Valderramas ao pedir cautela aos empresários. “Na dúvida não pague”, avisou. “Procure a associação comercial, pois, existem meios de conferir os dados da empresa supostamente ilegal”, disse a dirigente.

Os golpes neste sentido são variados. Vão desde listas telefônicas, até contratação de serviços que não existem, taxas que não são obrigadas, e até cobrança simples em nome de instituição “fantasma”. “O objetivo é pegar o comerciante desatento e desinformado”, disse Alair Mendes Fragoso ao reforçar o pedido de que toda e qualquer dúvida neste sentido, o comerciante não efetue o pagamento ou que procure o contrato de contratação de serviço com aval de um advogado. “O importante é que qualquer cobrança assim não seja paga, pois, é impossível reaver o valor posteriormente”, informou o presidente da ACE de Pompeia.

#
Eficaz Comunicação Empresarial Ltda – ME
Fones: 0 (14) 3454.5072 (Livre) e 8137.7189 (Vivo)
E-mails: redacao@eficaz.jor.br ou atendimento@eficaz.jor.br
Site: www.eficaz.jor.br - Twitter: marciocmedeiros
MSN: marciomedeiros72@hotmail.com – Skype: marciomedeiros8020