Título: Jovens são tema de reunião no RC de Marília Pioneiro
 
Exposição sobre o Rotexct foi tema de encontro entre jovens no Rotary Club de Marília Pioneiro
 
O mês de setembro é dedicado pelo Rotary International aos jovens. Com a criação da Comissão das Novas Gerações dentro do organograma dos clubes e da instituição, os jovens passaram a ter um envolvimento mais específico com os rotarianos, programas e projetos desenvolvidos pela organização internacional. Os rotarianos do Rotary Club de Marília Pioneiro, no Distrito 4510 do Rotary International, promoveram na última reunião ordinária, nas dependências do Quality Hotel Sun Valley, um encontro entre os rotarianos e o Rotaract que o clube patrocina, quando o coordenador distrital do Rotex (Ex-Intercambiados do Rotary), o comerciante Alexandre Corsato, associado do Rotary Club de Marília de Dirceu, teve a oportunidade de apresentar o programa. “Foi um encontro dos mais animados e de grandes esclarecimentos”, disse a presidente do RC de Marília Pioneiro, a advogada Angela Cecília Giovanetti Teixeira.

Há três anos o RC de Marília Pioneiro mantém um Rotaract Club, formado por jovens que participam das ações do clube, bem como das reuniões ordinárias semanalmente, além de haver sempre um rotariano na reunião de sábado dos rotaractianos. “Temos um relacionamento muito próximo com os jovens do clube que são nossos parceiros e ao mesmo tempo oferecemos suporte para o trabalho deles”, comentou a educadora Mariza Cristina de Moraes Campos, coordenadora da Comissão das Novas Gerações dentro do clube rotário mariliense e quem participa semanalmente dos encontros dos rotaractianos. “Eles estão bem estruturados, com um grupo diversificado e realizam ações conscientes”, frisou a rotariana.

Alexandre Carneiro Corsato, ex-intercambiado de programas do Rotary International, filho de rotarianos e um entusiasta pelo programa de jovens do Distrito 4510 do Rotary International fez uma exposição bem divertida, informativa e entusiasmada. Mostrou a importância do envolvimento dos jovens nas ações rotárias, bem como a preocupação existente em fazer com que os intercambiados brasileiros e estrangeiros tenham um envolvimento com os jovens locais. “O Rotex ocupa um espaço dentro do programa de acolhimento aos intercambiados que vão e que chegam”, explicou ao apresentar a experiência que adquiriu com os intercâmbios que fez, os irmão que adquiriu ao recepcionar estrangeiros e o trabalho que faz com os jovens existentes no Distrito 4510 de Rotary International.

Para Camila Rodrigues da Silva, presidente do Rotaract Club de Marília Pioneiro o evento foi interessante em todos os sentidos. “Tivemos a oportunidade de participar com um grande número de associados, que visitaram o clube, viram uma exposição interessante e passaram a compreender mais sobre a nossa organização”, disse a dirigente que conta com 16 associados atualmente e tende a crescer. “Temos mais pessoas interessadas em fazer parte do Rotaract”, comentou ao elogiar a apresentação. “Sabemos que o Rotaract é um instrumento de recepção ao intercambiado estrangeiro e uma alternativa de participar do Rotary para o brasileiro”, falou ao manter contato com os estrangeiros que estão no clube e ter a participação no grupo de ex-intercambiados.