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Dados do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) da Associação Comercial e Industrial de Marília (Acim), mostram que cresceu o número de consultas no ano de 2010 sobre os cheques recebidos nas lojas do comércio mariliense. Segundo Subhi Ahmad Khalil Abu Khalil, coordenador do SCPC da Acim, nos 10 meses do ano houve uma elevação de 3,18% em igual período de 2009. “Isto demonstra que os cheques são importantes fontes de pagamento, mas requerem consultas antes de serem aceitos”, disse o dirigente mariliense. “A informação prévia são vendas seguras”, acredita o coordenador do SCPC da Acim. Nos 10 meses do ano, o mês de agosto continua sendo o de maior elevação sobre as consultas dos cheques emitidos e recebidos nas lojas da cidade. Foram 10,3% a mais do que o ano passado, a frente dos meses de Maio (8,8%), Fevereiro (8,6%) e Março (7,03%). “Não existe uma explicação única para isso”, avaliou Subhi Ahmad Khalil Abu Khalil. “São tendências que acontecem, pois, os índices são instáveis”, falou ao destacar os meses de: abril, junho, setembro e outubro, em que os dados foram inferiores ao ano passado. “Mas a média é positiva”, frisou o coordenador do SCPC da Acim ao analisar as estatísticas do serviço oferecido pela associação comercial. No ano passado o número de consultas ao banco de dados do SCPC da Acim, nos dez primeiros meses do ano foi de 399.424 consultas sobre os cheques recebidos nas lojas de Marília. Até o mês de outubro de 2010 foram 412.140 consultas de lojistas associados que receberam cheques nas vendas ao crediário e a vista e efetuaram a consulta prévia antes de aceitá-los. “A previsão está se confirmando, apesar da instabilidade numérica”, comentou Subhi Ahmad Khalil Abu Khalil. “Certamente em dezembro serão outros aspectos”, acredita o dirigente que ainda calcula números mais elevados, na avaliação anual sobre as consultas sobre os cheques. “Em dezembro, por exemplo, muitos consumidores pagarão compras a vista com a parcela do 13º salário”, falou. “Sem contar as compras pelos cartões de crédito e benefícios, que não entraram nestas estatísticas do SCPC”, completou ao lembrar que os dados da Acim referem-se as vendas pelo crediário. “Apesar do custo operacional para o lojista, pelo cartão de crédito ser elevado”, ressaltou. CREDIÁRIO – Os CPFs analisados pelos lojistas no momento de efetuarem a abertura do crediário teve um “empate técnico”, segundo Subhi Ahmad Khalil Abu Khalil. O número de consultas ao SCPC sobre os CPFs teve 441.757 consultas em 2009 diante de 441.652 consultas realizadas em 2010, nos 10 primeiros meses de cada ano. “Uma queda de 0,02%”, apontou o coordenador do SCPC da Acim ao considerar empate na comparação. O mês de outubro, no entanto, apresentou queda de 7,5%, em razão das 46.918 consultas realizadas em 2009 diante das 43.355 em 2010. # |
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