Título: Acim promove encontro para orientação de Natal
 
Sérgio Lopes Sobrinho, presidente da Acim, quer atrair comerciantes e comerciários para encontro no Sebrae
 
Os comerciantes da cidade de Marília, associados da Associação Comercial e Industrial de Marília (Acim), estarão reunidos dia nove de novembro, terça-feira, a partir das 10 horas, no auditório do Escritório Regional do Sebrae de Marília, na Avenida Brasil, 412, na região central da cidade, quando o promotor de justiça do consumidor, José Alfredo de Araújo Santana, estará expondo detalhes sobre o código de posturas do município, leis sobre os direitos e deveres do consumidor, bem como o comportamento legal de lojistas e comerciários. “Será um encontro interessante para se evitar surpresas desagradáveis”, disse o presidente da Acim, Sérgio Lopes Sobrinho, ao convocar todos os comerciantes associados para o encontro.

Segundo o dirigente da Acim o evento servirá para orientar os comerciantes sobre detalhes e particularidades legais para se evitar multas e fiscalizações. “Existem questões como preço, valores, montagem de vitrines e até abordagem ao consumidor, que precisam seguir questões legais”, disse o dirigente ao fazer o alerta sobre algumas questões. “Não é só colocar o preço”, avisou. “É preciso tomar muitos cuidados para se evitar uma fiscalização”, disse. “Existem regras e leis que precisam ser respeitadas”, destacou o presidente da Acim ao defender uma melhor conscientização sobre as regras e leis entre os lojistas.

Para Sérgio Lopes Sobrinho é importante que comerciantes participem do encontro para mais esclarecimentos. “Tem gente que faz ideia e não sabe como fazer”, falou. “E tem gente que nem faz ideia de quantos detalhes são exigidos dentro de uma loja”, completou ao considerar necessário este tipo de encontro para que os comerciantes não sejam pegos em uma possível fiscalização. “Independente se houver uma fiscalização, o importante é que o comerciante esteja preparado e fazendo o que é certo”, opinou o dirigente que vem tomando os devidos cuidados quanto a isso, enviando aos associados informações neste sentido.

Este ano será a primeira vez que os comerciantes conviverão com a obrigatoriedade de um exemplar do Código de Defesa do Consumidor dentro da loja. “Isso pode parecer bobagem, mas numa fiscalização se não houver um exemplar dentro da loja, de fácil acesso para ambos: comerciantes, comerciários e consumidores, a loja pode ser multada”, ressaltou o presidente da Acim ao lembrar que o associado pode imprimir um exemplar através do endereço eletrônico da entidade: WWW.acim.org.br.

O evento é gratuito e está aberto a todos os comerciantes associados e comerciários. “Seria interessante se o lojista levasse os funcionários para o esclarecimento de qualquer dúvida. “Nada melhor que um evento deste para que qualquer pessoa tenha as dúvidas esclarecidas”, disse ao acreditar num grande número de participantes no evento programado.
#