Título: Consultas ao SCPC crescem 7,4%. Campanha continua
 
Alair Fragoso e Valdenice Valderramas analisam dados do SCPC da ACE de Pompeia
 
O número de consultas ao banco de dados do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), da Associação Comercial e Empresarial de Pompeia, na região centro-oeste do interior do Estado de São Paulo, cresceu 7,4% em igual período do ano passado, equivalente a 122 consultas a mais de 2009 a 2010. “Isto quer dizer que os comerciantes pompeenses estão mais precavidos”, disse o presidente da associação comercial, Alair Mendes Fragoso, ao considerar os dados apresentados como uma demonstração de preocupação por parte dos comerciantes associados quanto a possíveis golpes no comércio em geral. “Ao consultar a venda é mais segura”, disse o dirigente ao enfatizar que consultas não refletem volume de vendas.

Segundo Alair Mendes Fragoso quando um comerciante consulta o banco de dados do SCPC da ACE de Pompeia, ele está querendo ter o máximo de certeza possível que a venda pelo crediário não será problemática. “Consultar pode ou não concretizar uma venda”, explicou. “Consultando evita-se golpes como: roubo, furto ou clonagem de cheques, ou então de pessoas que estão com restrição de crédito por algum outro motivo”, falou ao notar que a cada dia que passa o comerciante associado está se protegendo mais quanto a possíveis prejuízos. “Uma venda mal feita faz com que o comerciante perca o produto e o valor correspondente”, lembrou.

Em 2009 no mês de setembro foram realizadas 1.634 consultas diante das 1.756 consultas realizadas no mesmo mês em 2010. “Hoje em dia é fácil, rápido e eficiente qualquer um dos tipos de consultas existentes”, garantiu Valdenice Aparecida Lacerda Valderramas, gerente administrativa da ACE de Pompeia. “Seja ao telefone, Internet ou pela atendente, o importante é que haja a consulta para se evitar um prejuízo maior”, ressaltou a dirigente que também considera importante haver segurança no momento da venda. “As vendas com pagamento a vista e pelo cartão de crédito, ou cartão de benefícios, não passam por esta estatística”, disse Valdenice Aparecida Lacerda Valderramas. “Somente as vendas pelo crediário, ou seja, pode ser que ao consultar a venda não seja concretizada”, lembrou.

Mesmo com o crescimento nas consultas ao banco de dados do SCPC da ACE de Pompeia, segundo alguns comerciantes ouvidos o volume de vendas tem crescido num aspecto geral, estimulando investimento dos lojistas para as vendas de final do ano com campanhas e promoções específicas para o Natal. “Além disso, a campanha de restabelecimento de crédito continua e tem sido muito procurada por consumidores com pendências no comércio de Pompeia”, comentou Valdenice Aparecida Lacerda Valderramas. A campanha foi iniciada dia 11 de outubro e vai até 30 de novembro. Quem tiver alguma pendência no comércio de Pompeia deve procurar a sede da ACE (Av. dos Expedicionários de Pompeia, 217) munidos de CIC e RG e conversar sobre a negociação. “Existem possibilidade de desconto com até 50% dos juros”, lembrou Alair Mendes Fragoso.
#