Título: Acontece em Marília o 1º Seminário de Alfabetização
 
Joamyr Castro, Governador do Distrito 4510 do Rotary International, convocado os rotarianos para o seminário em Marília
 

Acontece no próximo domingo, dia 17, a partir das 8 horas na cidade de Marília, nas dependências da Escola Estadual Professor Amilcare Mattei, o Primeiro Seminário de Alfabetização do Distrito 4510 do Rotary International, na região centro-oeste do interior do Estado de São Paulo. O evento reunirá rotarianos de 39 cidades paulistas da região, além de autoridades da área, dirigentes rotários e convidados ilustres. “Vamos fazer um encontro grandioso, atendendo uma recomendação do Rotary International sobre a importância da alfabetização”, disse o Governador do Distrito 4510 do Rotary International, o médico Joamyr Castro, associado do Rotary Club de Adamantina, ao convocar todos os rotarianos da região para o evento.

O seminário está marcado para começar as 8 horas de domingo, quando o Governador Joamyr Castro fará a abertura e saudação aos participantes a partir das 8h40, ao lado do Prefeito de Marília, Mário Bulgareli. Em seguida haverá a apresentação do tema: “Educação de Jovens e Adultos (EJA) - Pressupostos básicos para o exercício da cidadania”, com o Prof. Dr. José Carlos Miguel, Coordenador do Programa de Educação de Jovens e Adultos da Unesp Marília. Na seqüência será a vez do tema: “Educação e Cidadania”, com o instrutor distrital Governador do Distrito 4510 do Rotary International, José Giometti, gestão 2005-2006. “O propósito do evento é o de chamar a atenção dos rotarianos e dos clubes sobre a necessidade de projetos e programas voltados para a área da alfabetização”, disse Joamyr Castro.

Na segunda parte do evento o coordenador do Grupo de Recursos de Alfabetização da Zona 22ª do Rotary International, Paulo Eduardo de Barros Fonseca, apresentará o tema: Rotary na Alfabetização, enquanto que coordenador da Comissão de Alfabetização do Distrito 4510 do Rotary International, o médico Wilson Hironobu Yamashiro, associado do Rotary Club de Marília, apresentará o tema: Evolução dos Programas de Alfabetização no Distrito 4510. “Vamos procurar mostrar alguns dos trabalhos que estão sendo desenvolvidos no nosso distrito, como forma de realização de programas e projetos voltados para a alfabetização”, explicou o rotariano de Marília, Wilson Yamashiro.

ROTARY E ALFABETIZAÇÃO - Em 1985, o Rotary declarou que níveis básicos de alfabetização são uma pré-condição para a paz. Mais da metade dos 33 mil Rotary Clubs em todo o mundo oferecem assistência a diversos níveis de analfabetismo e treinamentos para professores. Muitos dos projetos podem ser facilmente copiados, o que aumenta sua abrangência e impacto. Esses projetos beneficiam crianças dentro e fora de instituições de ensino, adultos analfabetos (sobretudo mulheres), grupos especiais e também professores, ao oferecer-lhes treinamento. O objetivo é inspirar, guiar e apoiar as autoridades locais no sentido de diminuir os níveis de analfabetismo em países em desenvolvimento. O Projeto Lighthouse realizado na Tailândia, por exemplo, foi tão bem-sucedido que o governo daquele país o adotou como um programa nacional. Iniciativas semelhantes foram financiadas por Rotary Clubs na Austrália, Bangladesh e África do Sul.
#