Título: Cresce o movimento nas lojas de Pompéia
 
Alair Mendes Fragoso e Valdenice Valderramas, ambos da ACE de Pompéia
 
Dirigentes da Associação Comercial e Empresarial de Pompéia constataram crescimento real no volume das vendas no comércio da cidade, através de dados comparativos do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) e através de depoimentos de comerciantes, após as vendas realizadas no Dia dos Pais, terceiro melhor momento de expectativa de vendas no comércio em geral, perdendo apenas para Natal (dezembro) e Dia das Mães (maio), que são os principais períodos. “Houve crescimento no número de constas ao banco de dados do SCPC, bem como todos os comerciantes pesquisados disseram que houve aumento nas vendas”, disse o presidente da ACE de Pompéia, Alair Mendes Fragoso que teve a oportunidade de verificar os dados e conversar com associados.

De acordo com os dados do SCPC da ACE de Pompéia de primeiro a sete de agosto de 2009 foram realizadas 1.901 consultas ao sistema, enquanto que este ano no mesmo período consultaram o banco de dados do SCPC por 2.032 vezes. Houve um aumento na ordem de 6,8%. “Mas isto não quer dizer que foram efetivadas as vendas”, disse Alair Mendes Fragoso. “O fato de consultar não quer dizer que a venda foi concluída”, ressaltou ao dizer que esse comparativo apenas demonstra que houve um crescimento no movimento do comércio em geral. “Outra demonstração que esta informação oferece é que o comerciante está mais atencioso quanto a golpes no comércio”, lembrou o presidente da ACE de Pompéia.

Para Valdenice Aparecida Lacerda Valderramas, gerente administrativa da ACE de Pompéia, segundo depoimentos de comerciantes associados houve um crescimento de 20 a 40 por cento em volume de vendas, de acordo com os próprios lojistas. “Todos disseram que as vendas foram maiores”, afirmou a dirigente da ACE de Pompéia que telefonou para dezenas deles nos últimos dias. “Sempre quando desenvolvemos campanhas específicas, procuramos ouvir os comerciantes para saber como foi o desempenho”, disse Valdenice Aparecida Lacerda Valderramas, que observou mudanças de comportamento por parte do consumidor. “Este ano a qualidade dos presentes para os pais foi melhor”, disse. “Não foram lembrancinhas, foram presentes finos, de grande utilidade e de valor agregado maior”, comentou ao apontar confecção e eletroeletrônicos como sendo os segmentos de maior procura. “Naturalmente a abertura das lojas na sexta-feira a noite, também influenciou do aumento de pessoas nas lojas da cidade”, disse ao lembrar que dia 06 as lojas abriram até as 22 horas.

CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR – Os comerciantes que ainda não adquiriram cópia do Código de Defesa do Consumidor (CDC) devem procurar Suely Dallaqua, coordenadora do Procon em Pompéia, para conseguir um exemplar. Outra alternativa é imprimir do site da ACE de Pompéia (WWW.acepompeia.com.br) uma cópia do documento e deixar em local de fácil acesso por parte dos consumidores e comerciários. O empresário que por uma razão não apresente o CDC, seja numa fiscalização ou num impasse que surgir, está sujeito a multa de R$ 1.064,10.
#