Título: Ação Humanitária no Vale do Jequitinhonha
 
Cilene Frias, do RC de Piracicaba Luis de Queiroz, fala sobre a missão em reunião rotária de Marília
 
Acontecerá no mês de outubro um programa que será desenvolvido pelos Distritos: 4510, 4520, 4590, 4580 e 4310 do Rotary International no Brasil e pelo Distrito 7390 do Rotary International nos Estados Unidos, uma Missão Multidistrital para o Vale do Jequitinhonha, na região norte do Estado de Minas Gerais. “Vamos unir forças para realizar um trabalho importante para a população carente daquela região”, disse o presidente do Rotary Club de Marília Pioneiro, do Distrito 4510 do Rotary International, na região centro-oeste do interior paulista, o jornalista Márcio Medeiros. “Vamos unir o Rotary Club de Marília Pioneiro, o Rotary Club de Rancharia e o Rotary Club de Presidente Prudente Leste para fortalecer esta missão multidistrital”, anunciou o dirigente mariliense que recepcionou recentemente outros integrantes que farão parte desta missão.

Uma visita já foi realizada por rotarianos que estiveram no local onde a missão será desenvolvida para os primeiros contatos com parceiros como a Prefeitura local, comerciantes e empresários. O Rotary Club de Jequitinhonha, do Distrito 4520 do Rotary International recepcionou os visitantes e ajudou na elaboração do programa que oferecerá a população carente do Vale do Jequitinhonha com serviços de oftalmologia, odontologia e veterinária.
Os rotarianos do Distrito 7390 do Rotary International nos Estados Unidos, do Rotary Club de York-East, estão desenvolvendo um Projeto de Subsídio Equivalente para a realização dos exames de vista e doação dos óculos a população. O projeto está sendo elaborado para custear os medicamentos (colírios e pomadas), confecção das lentes e óculos de grau simples (comprados e trazidos pela equipe dos Estados Unidos). A previsão é atender 1.200 pessoas no Vale do Jequitinhonha, e o projeto está orçado num primeiro momento em U$30 mil.

Segundo Lilian Puga de Moraes, da cidade de Rancharia, presente no RC de Marília Pioneiro a missão ficará no Vale do Jequitinhonha oito dias e o trabalho deve ser desenvolvido no distrito de Guaranilândia. “Estamos otimizando os detalhes, pois, necessitaremos de recursos para alojamento e alimentação, bem como para o transporte até o local”, falou a voluntária que participa pela segunda vez de uma missão humanitária pelo Rotary International, sendo a primeira no Equador. “Estamos interagidos e este trabalho será um dos primeiros a ser realizado no Brasil”, comentou Cilene Frias, associada do Rotary Club de Piracicaba Luis de Queiroz, presente na reunião em Marília e que esteve em missão semelhante no Quênia (África). “Sem contar que esta missão vai interferir em melhorias para aquela comunidade”, acrescentou Izume Sakuma, associado do RC de Presidente Prudente Leste, integrante da missão e participantes de missões semelhantes no Quênia e Equador.

Segundo Patrícia Andrade, associada do Rotary Club de Santa Barbara D’Oeste, Distrito 4310 do Rotary International, estudos estão sendo feitos para a implantação de um Núcleo Rotary de Desenvolvimento Comunitário (NRDC), no Distrito de Estiva, no Vale do Jequitinhonha. “Desta forma o Rotary International ajudará a comunidade de forma contínua”, comentou a rotariana que faz parte da coordenação da Missão Humanitária Multidistrital do Rotary International que envolverá rotarianos de vários clubes rotários.