Título: Consultas crescem na ACE de Pompéia
 
Valdenice Aparecida Lacerda Valderramas mostra que consultas é diferente de volume de vendas
 
Os comerciantes da cidade de Pompéia, na região centro-oeste do interior do estado de São Paulo, começaram o ano de 2010 superando o mês de janeiro do ano passado no número de consultas ao Banco de Dados do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), da Associação Comercial e Empresarial daquela cidade. No ano passado foram realizadas 3.208 consultas diante de 3.330 neste ano, o que aponta uma elevação na ordem de 4%, o que é considerado um índice importante. “Isto quer dizer que o comerciante está cada vez mais consciente da segurança que é consultar o SCPC antes de vender”, acredita o presidente da ACE de Pompéia, Alair Mendes Fragoso.

O hábito de consultar o banco de dados do SCPC da ACE de Pompéia é defendido pela diretoria da entidade no sentido de oferecer proteção aos comerciantes associados que antes de vender, passam a ter conhecimento sobre o crédito do consumidor. “Na realidade a informação é sobre os cheques, se estão corretos e se a pessoa é adimplente ou não”, resumiu a gerente administrativa da ACE de Pompéia, Valdenice Aparecida Lacerda Valderramas. “Nosso sistema é interligado em todo o território nacional, com a maior área de atuação existente no Brasil”, frisou a gerente administrativa que considera o sistema do SCPC da ACE de Pompéia como o mais amplo e eficaz em informações cadastrais. “Ainda não existe sistema melhor”, frisou a dirigente.

A sugestão da diretoria da ACE de Pompéia é que no momento da venda o comerciante utilize um dos vários meios de acesso ao banco de dados do SCPC da ACE de Pompéia, para saber se o cheque, por exemplo: é roubado, furtado, adulterado ou se está sendo emitido constantemente e com problemas de fundos. “Uma venda ruim começa pela desinformação e falta de segurança do comerciante”, falou Alair Mendes Fragoso que aconselha todo e qualquer comerciante associado da entidade a consultar os dados cadastrais do cliente para não ser vítima de golpes ou ter alto índice de inadimplência no crediário.

Segundo Valdenice Aparecida Lacerda Valderramas os números apresentados nas consultas ao banco de dados do SCPC da ACE de Pompéia não refletem o volume de vendas no comércio pompeense. “Esses números são relativos a consultas, o que não quer dizer vendas”, explicou ao apontar os cartões de crédito, os cartões de benefícios e os pagamentos a vista como outras formas de negociação. “A consulta quer dizer segurança ao vender e não a venda propriamente efetivada”, comparou a dirigente que observa o crescente número de comerciantes consultando o banco de dados do SCPC da ACE de Pompéia. “Quem consulta vende com segurança”, garante.