Título: Fundação Rotária recebe prêmio Gates de Saúde Global
 
Lúcia Helena Zanella Lima é presidente do Rotary Club Marília Pioneiro
 
A Fundação Bill & Melinda Gates anunciou que a Fundação Rotária do Rotary International foi escolhida para receber o Prêmio Gates de Saúde Global de 2002, em reconhecimento à extraordinária atuação na área de saúde pública, mais especificamente aos esforços envidados para a erradicação da poliomielite. O Rotary já contribuiu com cerca de US$ 462 milhões para a erradicação da doença, e mais de um milhão de rotarianos prestaram serviços voluntários e ofertaram recursos para ajudar a imunizar aproximadamente 2 bilhões de crianças em 122 países.

O prêmio não apenas reconhece a cruzada do Rotary contra a pólio, como também os projetos comunitários do Rotary empreendidos para a melhoria da vida e saúde de pessoas no mundo inteiro, seja apoiando programa de empréstimo rotativo para mulheres de Uganda, viabilizando projeto para diagnóstico e tratamento da tuberculose nas Filipinas, ou patrocinando iniciativa para fornecimento de água potável em El Salvador. "A Fundação Rotária merece reconhecimento por suas conquistas exemplares no campo da saúde global", disse William H. Gates, pai de Bill Gates e co-presidente e CEO da Fundação Bill & Melinda Gates. "Eu mesmo já vi voluntários do Rotary em ação e o trabalho que eles fazem é magnífico. Temos que dar valor à generosidade e ao desvelo de todos aqueles que ofertam tempo e recursos para causar um impacto positivo nas vidas de crianças e famílias carentes", comentou William Gates.

O Prêmio Gates de Saúde Global outorga US$1 milhão à organização que tenha feito contribuição significante e duradoura no campo da saúde. Para escolher o ganhador deste ano o Global Health Council, que cuida da premiação, considerou os seguintes aspectos dos candidatos: atuação para a disseminação do conhecimento e práticas de saúde em sociedades de baixa renda, liderança na área, conquistas alcançadas, inovação em programas, capacidade organizacional, parceria com outras organizações, evidência de que as contribuições beneficiaram comunidades além dos limites da organização e geográficos, grande impacto em nível mundial na área da saúde.

"O Rotary recebe esse prêmio com grande humildade, mas todos os rotarianos estão orgulhosos pois essa honra reconhece o papel crucial da sociedade para garantir imunizações e saúde pública em áreas em desenvolvimento. Com certeza, a premiação aumentará a conscientização da necessidade de concentrarmos todos os esforços para erradicar a pólio", disse Lúcia Helena Zanella Lima, presidente do Rotary Club Marília Pioneiro satisfeita com o prêmio conseguido.