Título: Reunião em São Paulo apresenta alternativas para associações
 
Sérgio Lopes Sobrinho, vice-presidente da Facesp, explica detalhes da reunião ordinária
 
O vice-presidente da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), na Região Administrativa de número 14, Sérgio Lopes Sobrinho, participou em São Paulo de reunião dos conselhos diretor e gestor da entidade, quando diversos assuntos em pauta foram debatidos entre os dirigentes. Ao representar 22 cidades do centro-oeste paulista, Sérgio Lopes Sobrinho considerou o encontro produtivo e bastante esclarecedor. “Foi bem produtivo e tenho a impressão de que em breve algumas realizações beneficiarão diretamente as associações comerciais”, opinou o dirigente que teve a oportunidade de conversar com o presidente da Facesp, Alencar Burti, sobre vários assuntos relacionados às associações da região.

Dentre os assuntos apresentados na reunião estão: a participação das associações comerciais na Campanha para a Prevenção do Câncer; A implantação da Certificação Digital nas associações comerciais; Mídia Regional para promoção do SCPC e SAE, além de apoio as entidades; Agência de Fomento da Nossa Caixa Desenvolvimento; Campanha para atrair novos associados e de fidelização; Prêmio Exporta São Paulo; e discussão sobre o Plano Orçamentário FACESP/2010. “Foram temas importantes, em virtude de colocarem as associações comerciais como foco central, pois é preciso ajudá-las na sustentabilidade de cada uma delas”, explicou. “Para isso, precisamos transformá-la em verdadeiros prestadores de serviços”, defendeu ao elogiar a postura da Facesp neste sentido. “O presidente Alencar Burti está com este propósito”, falou.

Dentre os assuntos em pauta, Sérgio Lopes Sobrinho acredita que a certificação digital, a parceria com a Nossa Caixa, bem como a campanha para atrair novos associados e de fidelização atingirão diretamente as associações comerciais de pequeno e médio portes. “A certificação digital será uma obrigatoriedade e quem sair na frente levará vantagem, enquanto que toda e qualquer campanha que venha estimular o crescimento de sócios sempre é benéfico”, falou. “Muitas entidades ainda dependem das mensalidades”, reconheceu ao apontar a prestação de serviço como alternativa de novos recursos para as associações comerciais.

Quanto a mídia regional, o vice-presidente da Facesp sempre defendeu a necessidade de investimento nesta área de forma setorizada. “A realidade de uma região é diferente da outra”, falou ao acreditar na realização de um trabalho neste sentido. “Estimular o associativismo é de fundamental importância, principalmente para o pequeno e médio comerciante, pois os grandes são autosuficientes”, disse ao acreditar num trabalho neste sentido, orientado pela Facesp. “Existe a necessidade da campanha ter qualidade e ser atrativa”, falou ao apoiar a idéia.