Título: Novos sócios se reúnem para conhecerem a organização
 
Márcio Medeiros, Coordenador Distrital da Comissão de Imagem Pública do D4510 do RI
 
Rotarianos das cidades de: Marília, Vera Cruz, Garça, Gália e Pompéia, do Distrito 4510 do Rotary International, na região centro-oeste do interior paulista, estarão reunidos neste sábado, dia 21, a partir das 8h30, nas sedes dos Rotarys Club: Marília e Marília Alto Cafezal, na Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, para conhecerem com mais profundidade sobre o Rotary International e a Fundação Rotária.
O objetivo é mostrar detalhes, curiosidades, normas e regras sobre as duas instituições em que os rotarianos estão envolvidos diretamente. “Fala-se pouco sobre Rotary e Fundação Rotária nos clubes”, disse o coordenador da Comissão Distrital de Imagem Pública, o jornalista Márcio Medeiros, sócio do Rotary Club de Marília Pioneiro.

Em 2008 o Rotary International desenvolveu uma pesquisa com não-rotarianos em Sydney (Austrália), Johanesburgo (África do Sul) e Buenos Aires (Argentina). Os 200 grupos participantes indicaram ter a impressão de que o Rotary é elitista, inflexível, antiquado e secreto. Além disso, pensavam que mulheres não eram bem-vindas na organização. “Isto demonstra que muitas pessoas desconhecem o trabalho da organização, o que não é muito diferente entre os rotarianos”, lamentou Márcio Medeiros. Quando foi pedido que analisassem a Missão do Rotary e os benefícios e obrigações dos sócios, os participantes mostraram- se confusos quanto a seu conteúdo, relevância e propósito. “A pesquisa mostra que houve uma reação negativa ao requisito de freqüência obrigatória às reuniões”, exemplificou o rotariano ao mostrar a existência de muito desconhecimento interno sobre a organização.

Na opinião do dirigente distrital os clubes podem tomar medidas que ajudem a aprimorar a imagem do Rotary e diminuir a tendência de sócios mais novos não terem interesse em continuarem associados. “Acredito numa preparação melhor dos novos sócios para que possamos trabalhar mais a retenção de sócios do que a preocupação em convidar qualquer um para ser rotariano”, disse Márcio Medeiros que acredita na presença de um bom número de rotarianos recentes neste encontro em Marília. “É o primeiro trabalho neste sentido, porém, ao tornar-se freqüente, vamos conseguir orientar melhor este grupo de potencial rotário”, falou.

Para o Governador do Distrito 4510 do Rotary International, o advogado José Uracy Fontana, sócio do Rotary Club de Candido Mota, o foco das ações este ano está no trabalho dentro do clube entre os sócios. “O futuro do Rotary depende da nossa capacidade de ser flexíveis e progressistas, bem como de nos adaptar as mudanças exigidas pelo Mundo e pelo Rotary International”, disse o dirigente regional, ao parabenizar a iniciativa dos sete clubes rotários de Marília pela promoção do evento. “Precisamos promover mais encontros neste sentido e mostrar a importância de se fazer parte de uma instituição como o Rotary”, falou. “Ninguém ama aquilo que não conhece”, finalizou.