Título: Prefeitura, ACE e Sebrae fazem parceria em Herculândia
 
Jovens são orientados sobre empreendedorismo na parceria entre Prefeitura, ACE e Sebrae
 
A Associação Comercial e Empresarial de Pompéia em parceria com a Prefeitura de Herculândia e o Escritório Regional do Serviço de Apoio a Micro e Pequena Empresa (Sebrae), está dando continuidade ao Projeto Ação Jovem em desenvolvimento naquela cidade do centro-oeste paulista. Durante dois períodos, as nove horas e as 14 horas, jovens entre 14 e 18 anos de idade, que cursam o ensino médio, participam do projeto recebendo noções básicas sobre empreendedorismo. “O projeto é oportuno e dá uma noção ao jovem sobre a importância de começar certo no mercado de trabalho”, disse o presidente da ACE de Pompéia, Alair Mendes Fragoso.

Uma das etapas aconteceu na sede da associação comercial, enquanto que as outras duas foram realizadas nas dependências do Centro Comunitário de Herculândia, no Clube Municipal. “As dinâmicas estão sendo coordenadas pelas orientadoras do Sebrae, Flavia Minucci e Sheila Gabriel de Carvalho”, disse Valdenice Aparecida Lacerda Valderramas, gerente administrativa da ACE de Pompéia ao preparar o último encontro para os próximos dias, num total de quatro programados. “Os jovens são participativos, envolvidos e demonstram muito interesse”, avaliou a representante da ACE de Pompéia.

Nos encontros realizados são abordados temas como: o mundo e a sociedade; a instabilidade do mercado de trabalho; os medos e bloqueios numa competição; o perfil das pessoas de sucesso; fatores que levam ao fracasso; o auto-conhecimento; a empatia; o networking e a importância do planejamento. “Esses temas são abordados de uma forma descontraída e motivacional”, comentou Valdenice Aparecida Lacerda Valderramas. “O público tem a oportunidade de interagir”, completou ao considerar importante este tipo de trabalho com os jovens.

PROGRAMA AÇÃO JOVEM - A Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social - Seads busca, por meio do Programa Ação Jovem, somar esforços para a superação da situação de exclusão e vulnerabilidade social pela qual se encontra parcela da população jovem do Estado de São Paulo, criando oportunidade para aqueles que ainda não concluíram a escolaridade básica. O Programa Ação Jovem estimula a conclusão da escolaridade básica, possibilitando aos jovens beneficiários continuar o aprendizado para o desenvolvimento pessoal, para a inserção no mercado do trabalho e para fomentar a preparação para o efetivo exercício da cidadania. O Programa Ação Jovem objetiva promover a inclusão social de jovens, mediante a transferência de renda, como apoio financeiro temporário para estimular a conclusão da escolaridade básica. O período de permanência é de 12 meses, podendo ser prorrogado por iguais períodos, sendo o máximo de 36 meses, desde que o jovem continue atendendo aos critérios de elegibilidade do programa. Por descumprimento de condicionalidade, o jovem poderá ser desligado a qualquer tempo. Em 2008, foram atendidos 94.803 jovens com recurso investido de R$ 69.016.561,00. Para desenvolver o Ação Jovem a SEADS conta com a parceria das Secretarias de Estado de Educação, da Saúde, do Desenvolvimento, do Emprego e Relações do Trabalho, outros órgãos estaduais, Prefeituras Municipais, Sebrae e Associações Comerciais e organizações do 2º e 3º setor.