Título: Clube premia escola em campanha sobre a Paz
 
Momento da entrega do prêmio e do certificado à escola vencedora de concurso promovido pelo RC Marília Pioneiro
 
Os integrantes do Rotary Club Marília Pioneiro, do Distrito 4510 do Rotary International, na região centro-oeste do interior paulista, organizaram cerimônia no Hotel Sun Valley, para a entrega do prêmio, um aparelho de karaokê, para a escola vencedora do Concurso sobre atividades que promovam a Paz e a Compreensão Mundial, para as representantes da EEPG Reiko Uemura Tsunokawa, vencedora do concurso promovido pelo clube rotário. “Foi uma escolha difícil, pois, foram apresentados vários trabalhos e o que mais sintetizou a Paz e a Compreensão Mundial em exercício na própria escola, foi este da Reiko Uemura”, justificou a presidente do Rotary Club Marília Pioneiro, a advogada Kathya Cibelle Abreu de Souza, ao fazer a entrega do prêmio.

As cinco escolas classificadas foram: EEPG Reiko Uemura Tsunokawa, EEPG Amélia Lopes Anders, EEPG Gabriel Monteiro da Silva, EEPG Maria Izabel Sampaio Vidal (Distrito de Padre Nóbrega) e EEPG Sebastião Mônaco. O concurso sobre projetos em desenvolvimento sobre a Paz e Compreensão Mundial é realizado anualmente pelo clube rotário, sempre no segundo semestre entre as escolas da rede pública estadual do primeiro grau, numa parceria com a Diretoria de Ensino de Marília e região. Todas as escolas são convidadas para se inscreverem e é escolhido por um grupo multifuncional os melhores trabalhos, sendo o melhor de todos premiado com um equipamento de karaokê para uso da escola. “A cada ano estamos melhorando o concurso e os trabalhos apresentados são cada vez mais práticos”, disse o coordenador da sub-comissão de serviços a comunidade, o arquiteto Luiz Eduardo Diaz de Toledo Martins.

Para a Diretora de Ensino de Marília e região, Rosemeire Açafrão, presente na cerimônia de entrega do prêmio, a realização de concursos como este, estimulam as escolas e por conseqüências alunos e a comunidade em geral a terem uma consciência maior sobre a necessidade de haver a Paz e a Compreensão em todas as partes do Mundo. “A paz começa em casa, na escola e no nosso ambiente de trabalho”, disse a dirigente uma das principais parceiras na realização do concurso anual. “O Rotary tem uma influência muito grande neste processo, e ações como esta desperta o interesse e o envolvimento das pessoas nesta causa”, completou Rosemeire Açafrão, que esteve acompanhada de Silvia Regina Zanella.

Marili Souza e Cristiane Campos, representantes da Escola Estadual de Primeiro Grau Reiko Uemura Tsunokawa receberam o prêmio e festejaram a conquista do primeiro colocado. “Para nós da escola é importante este reconhecimento, de um esforço coletivo entre professores, coordenadores e alunos que se envolveram no desenvolvimento deste projeto que apresentamos para participar do concurso”, disse Marili Souza, em nome da escola vencedora.