Título: Clubes terão acesso ao Projectlink
 
Régis Jorge considera válida a criação do PojectLink para agilização de projetos
 
Os presidentes dos 66 clubes existentes no Distrito 4510 do Rotary International, na região centro-oeste do interior do Estado de São Paulo, receberão instrução de como acessar o Pojectlink, e agilizar a execução de projetos a serem desenvolvidos sobre a orientação do Rotary International. Segundo o Governador do Distrito 4510 do RI, o médico Régis Jorge, sócio do Rotary Club de Presidente Venceslau, este sistema irá estimular os clubes na realização de projetos. “O ProjectLINK é um banco de dados on-line de projetos comunitários de prestação de serviços de clube e distrito que necessitam de financiamento, voluntários, mercadorias e/ou parceria em projeto de Subsídio Equivalente da Fundação Rotária”, disse o dirigente ao ser informado sobre o sistema, pela coordenadora da Comissão de Serviços Profissionais no Distrito 4510 do RI, a educadora Maura Amábile Betti Fagundes de Queiroz, ex-Governadora Distrital, Gestão 2005-2006.

O ProjectLINK lista projetos em andamento ou já concluídos para servirem de exemplo. O internauta pode acessar o sistema de busca de projeto por país, tipo, requisitos, status (se aberto ou concluído) ou por palavras-chave. Atualizado mensalmente, ProjectLINK é acessado pelo site do RI. “Qualquer Rotary Clubs que procuram assistência para determinado projeto devem acessar o ProjectLINK”, disse a rotariana responsável pelo trabalho voltado a valorização profissional na região. “O Formulário de Inscrição de Projeto em Busca de Assistência deve ser preenchido e enviá-lo à sede mundial do RI ou ao escritório internacional local do RI”, acrescentou a coordenadora distrital. “Até cinco projetos ao mesmo tempo podem estar cadastrados em ProjectLINK pelo mesmo patrocinador, ficando cadastrado por dois anos”, explicou. “O projeto pode ser substituído por outro antes de dois anos, ou ser retirado por alguma razão, como por exemplo, conclusão da iniciativa”, disse Maura Fagundes de Queiroz.

Visando agilidade através do sistema pode-se solicitar financiamento, parceria em Subsídio Equivalente, serviços voluntários e doação de mercadorias. O Projeto já concluído ou em andamento, que não mais precise de assistência, pode ser divulgado através do ProjectLINK por meio da entrega ao RI, ou ao escritório internacional, do formulário Community Projects Database - Formulário de Inclusão de Dados de Projeto. Não há um limite quanto ao número de projetos nessa categoria que podem ser colocados no ProjectLINK. “Escolhido o projeto de interesse do clube no ProjectLINK, o clube passa então a se comunicar diretamente com o contato do projeto”, comentou a coordenadora distrital.

Os presidentes de clubes rotários interessados devem acessar o site WWW.rotary.org para mais informações específicas sobre o assunto, ou então através do e-mail: programs@rotary.org. “O importante é que tenhamos condição de encontrar parceiros e ter um meio próprio para isso”, disse Régis Jorge ao considerar válida a idéia do ProjectLink.