Título: Dois núcleos setoriais em desenvolvimento pela Acim
 
Giane Faccin explica detalhes sobre o Programa Empreender em desenvolvimento pela Acim
 
Os dois núcleos setoriais organizados pela Associação Comercial e Industrial de Marília (Acim), nos segmentos de ópticas e de auto mecânicas, dentro do Programa Empreender em desenvolvimento pela Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp) e pelo Serviço de Apoio a Micro e Pequena Empresa (Sebrae), estão se preparando para as atividades de final do ano, mas antes já elaboram o planejamento de atividades para a próxima temporada. “Seguimos a programação definida no ano passado e já pensamos nos trabalhos para o ano que vem”, disse Giane Faccin, responsável pelo programa em desenvolvimento na Acim.

Os empresários que formam o núcleo de ópticas contam com 14 empreendedores que se reúnem semanalmente na quarta-feira, sempre das 8h30 às 10 horas, na sede da Acim. “Este grupo já iniciou a elaboração do planejamento para 2009”, comentou o superintende da Acim, José Augusto Gomes, que acompanha a performance dos grupos de trabalho. “Definimos os participantes, mas quem quiser participar ainda é tempo”, ressaltou o dirigente ao destacar que em qualquer momento interessados do setor podem fazer parte do núcleo do Programa Empreender. “Os núcleos nunca são fechados”, reforçou José Augusto Gomes.

Estes empresários que formam o núcleo setorial de ópticas do Programa Empreender serão envolvidos no desenvolvimento do Programa Impacto, que será realizado entre a Acim e o Sebrae, como forma de complemento da preparação do grupo. “Eles já foram cadastrados no Programa Impacto”, avisou Giane Faccin que considera interessante o envolvimento dos empreendedores em todos esses programas voltados para a organização e planejamento de uma empresa. “Talvez seja a primeira atividade coletiva a ser realizada ainda este ano, para este grupo recém criado”, explicou a responsável pelo Programa Empreender na Acim.

O outro núcleo setorial formado por empresário no ramo de auto mecânica, denominado de Intermec, já está em um processo de desenvolvimento maior, em virtude de ter mais de dois anos de atividades em conjunto. “Estamos aguardando os resultados de uma avaliação feita pelo Sebrae, em parceria com o Senai, para a realização de um planejamento participativo”, comentou Giane Faccin ao se referir a chamada Oficina de Planejamento Participativo (OPP). “Esta oficina ajudará a solucionar dificuldades coletivas deste grupo”, acrescentou.

No dia 29 de outubro empresa de embreagens e no dia 20 de novembro uma outra empresa de pastilhas e freios realizarão encontros com os empresários do Núcleo Intermec como forma de capacitação e conhecimento específico. “Esses encontros são freqüentes e bastante proveitoso”, disse o presidente da Acim, Sérgio Lopes Sobrinho, que considera o Programa Empreender importante para os micro e pequenos empresários.