Título: Relações afetivas serão valorizadas
 
"O casamento acaba quando o amor termina", disse Dr. Marcial Barreto Casabona
 
Dentro do programa do Curso sobre Direito de Família, promovido pela secção de Marília da Ordem dos Advogados do Brasil, realizado na Casa do Advogado mariliense, o palestrante do último dia de discussão sobre o assunto, Dr. Marcial Barreto Casabona, foi o responsável pela apresentação do tema "Relações patrimoniais no Direito de Família", quando teve a oportunidade de defender a valorização das relações afetivas em situações analisadas pelos Juizes desta área. "Está havendo uma revolução no Direito de Família", disse ao comentar o novo Código Civil que já recebeu mais de 300 emendas e alterações, antes mesmo de ser colocado em prática.
Segundo Dr. Marcial Barreto Casabona, a definição sobre família vem se "aperfeiçoando", com o tempo e com as mais distintas relações entre as pessoas. "Podemos definir que família, em breve, será definida como um grupo de pessoas ligadas ao afeto", disse ao defender a importância da afetividade entre as pessoas. "São hábitos que vem mudando conceitos sobre o comportamento ideal sobre família", comentou ao explicar situações sobre a visão da família monoparental, por exemplo.
Para o palestrante o ponto mais complicado no Direito de Família é quanto às pensões alimentícias. "Nem sempre quem pede a separação é obrigado a se responsabilizar pelo pagamento da pensão", frisou por diversas vezes, ao destacar que muitas vezes é complicado definir de quem é a culpa pelo fim do casamento. "Normalmente a culpa é recíproca", falou ao apontar a melhor alternativa na maioria dos casos. "O casamento acaba quando o amor termina", definiu ao encerrar o assunto.
O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, secção de Marília, Luiz Carlos Pfeifer, disse que o curso foi muito proveitoso e bastante procurado pelos advogados de Marília e região. "É um tema em que envolve a maior parte dos problemas da sociedade", comentou ao lembrar a palestra do Dr. Ricardo Penteado de Freitas Borges, que falou sobre "Responsabilidade Civil no Direito de Família", também neste curso promovido pela OAB de Marília.
NOVA DATA - Em razão das fortes chuvas que caíram em Marília no dia 25 de setembro, a palestra com o Desembargador Antônio Carlos Malheiros foi adiada para o dia 9 de outubro, na Casa do Advogado de Marília (Rua Gonçalves Dias, 440). O tema que será apresentado é: "A Família na Constituição federal".