Título: OAB de Marília é escolhida para implantação de gestão
 
Marcos da Costa anuncia a indicação da OAB de Marília para a certificação do ISO 9000
 
O representante da Diretoria no Sistema de Gestão da Qualidade da Ordem dos Advogados do Brasil, secção de São Paulo, Marcos da Costa, encaminhou correspondência ao presidente da entidade local, Carlos Mattos, comunicando que a OAB de Marília foi escolhida pela diretoria paulista para integrar a nova fase de implantação do Sistema de Gestão de Qualidade (SGQ), que já conta com um grupo de 76 subsecções certificadas em todo o Estado de São Paulo. “Para nós de Marília é motivo de muito orgulho e responsabilidade ter esta indicação”, reconheceu o dirigente mariliense.

Gestão de qualidade é um instrumento para avaliar se a Seccional e as Subseções vêm cumprindo de forma eficaz o papel que lhe compete perante aos advogados e os estagiários de Direito. Consiste num conjunto de elementos que permitem à gestão da Ordem, diretorias da Seccional e das Subsecções, avaliarem se o serviço aos advogados vem atendendo à demanda, além de saber se são prestados de forma adequada. “Essa mensuração acontece através de pesquisas que são realizadas durante todo o período”, disse Carlos Mattos ao se informar sobre o assunto.

Conforme o representante da Diretoria no Sistema de Gestão da Qualidade, Marcos da Costa, trata-se de um processo difícil porque exige um nível de concentração da entidade inteira. “Funcionários precisam demonstrar dedicação extrema na obtenção da certificação”, falou. “É preciso ter empenho da diretoria e de todos os colaboradores da Ordem”, completou o pensamento. “Há uma dificuldade em termos de tempo disponível para esse trabalho, além de uma exigência muito grande”, admitiu. “É um processo de identificação dos procedimentos e nós não temos esses procedimentos identificados, escritos em manuais, prazos, processos, forma de entrada e de saída de pedido de serviços”, justificou ao acreditar no sistema a ser implantado e que irá identificar as etapas de trabalho.

No final do processo, todas as 216 subseccionais terão passado pela certificação da ISO, fundada em 1947 e com sede em Genebra (Suíça). No Brasil, a família de normas ISO vem sendo representada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Os Certificados são revalidados anualmente, sendo realizadas auditorias por órgãos credenciados pela ISO periodicamente, para avaliação da pertinência da manutenção do Certificado. Para o presidente da OAB de Marília o significado desse trabalho representa os esforços de todo corpo administrativo e dos diretores para implantar um sistema de gestão da qualidade, de acordo com os requisitos da normatização. “A ISO 9001-2000 representa uma metodologia de gestão por qualidade, na qual são exigidas todas as etapas do planejamento”, falou ao demonstrar grande interesse em adquirir a certificação na subsecção de Marília.