Título: Muladeiros homenageiam padroeira e distrito
 
Caminhada neste final de semana que passou foi para homenagear a padroeira Nossa Senhora Aparecida
 
O Clube dos Muladeiros da cidade de Marília promoveu neste último final de semana homenagens para a padroeira Nossa Senhora Aparecida e está programando participar das festividades dos 70 anos de fundação do Distrito de Amadeu Amaral. A comitiva iniciou a cavalgada pela manhã, no Sítio Nossa Senhora Aparecida, passando pela vicinal chamada de Água do Prata, num percurso aproximado de 12 quilômetros, entre ida e volta. “Estiveram nos acompanhando, além dos muladeiros, os familiares e pessoas da região”, comentou Luiz Arnaldo Cunha de Azevedo, um dos coordenadores do evento.

Houve momento de muita emoção. A oração declamada por todos logo na saída, através de um grupo de 26 cavaleiros e amazonas, debaixo de sol forte, quando foram feitos os agradecimentos e as homenagens a padroeira. “Reunimos quase 100 pessoas entre convidados, autoridades e participantes”, lembrou o dirigente ao recordar dos homens, mulheres e crianças que participaram da cavalgada e do almoço de confraternização. “O ambiente familiar predominava”, recordou Luiz Arnaldo Cunha de Azevedo que vem promovendo o evento nos últimos anos, através do Clube dos Muladeiros e do Sindicato Rural de Marília.

As pessoas puderam participar do evento cavalgando ou seguindo o grupo a pé ou de carro. “O importante foi a participação e o envolvimento”, ressaltou o muladeiro ao observar o grande número de participantes e principalmente o crescente número de convidados. “A cada ano a participação das pessoas vêm crescendo”, constatou ao verificar as diversas homenagens que a padroeira do Brasil recebeu de diversas formas, pelos devotos em todo o território nacional. “Pela televisão a gente vê as pessoas demonstrando a devoção, o que não é diferente entre os muladeiros”, frisou ao acrescentar o aniversário de 70 anos do Distrito Municipal de Amadeu Amaral, que será celebrado.

A próxima cavalgada rural está programada para o dia 11 de novembro, quando acontecerá no dia 11. Segundo os organizadores do evento por parte do Clube dos Muladeiros de Marília, o distrito de Amadeu Amaral foi muito importante em termos de produção rural, e servia de referências para as antigas comitivas. Muitas fazendas conservam a tradição, bem como as pequenas igrejas que foram construídas para atender a demanda de peões e de famílias que viviam no campo.

Luiz Arnaldo Cunha de Azevedo recordou que o nome anterior do distrito de Amadeu Amaral era Água da Cobra, como é conhecido pelos moradores mais antigos. “Considero importante o resgate das lembranças das origens desses locais, para que não se perca as referências históricas”, disse ao defender os destaques das tradições locais, histórias e costumes. “O Clube dos muladeiros de Marília pretende perpetuar esse conhecimento, a historia e a amizade”, disse ao colocar-se a disposição para os interessados em fazerem parte do clube, no endereço: Rua Catanduva, 131.