Título: OAB apóia projeto da Delegacia Participativa
 
O presidente da OAB de Marília, Carlos Mattos, e o Delegado Seccional de Marília, José Henrique Gomes dos Santos
 
O Delegado Seccional da Polícia Civil de Marília, José Henrique Gomes dos Santos, esteve reunido com o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), secional de Marília, Carlos Mattos, quando teve a oportunidade de conversar sobre a implantação da Delegacia Participativa na cidade de Marília. “Será um grande avanço para a comunidade, pois o objetivo é quebrar paradigmas de uma imagem negativa dos Plantões de Polícia”, disse o delegado que esteve visitando a sede da OAB local, e participando do Ato Cívico, promovido pelos advogados, com o hasteamento de bandeiras ao som do Hino do Brasil.

Segundo José Henrique Gomes dos Santos, as delegacias de polícia de Marília estão passando por reformas e adaptações com o objetivo de aproximar mais a população da polícia, proporcionar um melhor atendimento público, além de causar um impacto mais agradável. “Sem contar uma condição melhor de trabalho para os funcionários”, comentou o Delegado Seccional que na visita a sede da OAB de Marília. “A população não tem que ter medo da polícia, ou se sentir mal dentro de uma delegacia”, falou. “Precisamos acabar com esse paradigma, pois ali é um local de trabalho como outro qualquer”, defendeu ao comentar as mudanças já realizadas, mas que ainda não foram encerradas.

Para o presidente da OAB de Marília é de fundamental importância que os profissionais do Direito tenham acesso às autoridades policiais, para todo e qualquer esclarecimento que se fizer necessário, para o bom andamento do trabalho do advogado. “O diálogo e bom senso sempre serão os principais instrumentos de negociação”, disse Carlos Mattos ao recepcionar o Delegado Seccional na OAB de Marília. “Além do ambiente, o relacionamento tem que ser o melhor possível”, acrescentou José Henrique Gomes dos Santos.

Diante da possibilidade de se modernizar as instalações nas Delegacias de Polícia, em breve a cidade de Marília terá uma Delegacia Participativa, local onde a Policia Civil e os Advogados vão trabalhar interagidas. “A idéia é ter um espaço reservado para a OAB, em que será possível antecipar alguns trabalhos, ou até mesmo conversar reservadamente com o cliente”, disse o Delegado Seccional. “Será um prolongamento da OAB até o Plantão”, falou ao lembrar que o Plantão de Polícia ficará na frente da sede da OAB local. “Para a OAB será interessante ter este espaço, e fazemos questão de ajudar na instalação”, comentou Carlos Mattos ao agradecer a valorização oferecida pelo Delegado Seccional aos profissionais advogados.