Título: Acim estuda projeto com a Polícia Militar
 
Sérgio Lopes Sobrinho se reuniu com policiais militares que participaram de projeto em dezembro
 
Atividades conjuntas entre a Associação Comercial e Industrial de Marília (Acim) e a Polícia Militar de Marília serão desenvolvidas de forma específica na área comercial da cidade, conforme projeto piloto realizado no mês de dezembro. O projeto apresentou resultado positivo conforme conversa entre os representantes das duas instituições. “O trabalho foi voltado para os comerciantes que transportam remessas de dinheiro e cheques para bancos”, lembrou Sérgio Lopes Sobrinho, presidente da Acim. “A intensificação deste trabalho foi feito pela PM que deu certo”, acrescentou o dirigente ao saber que houve uma diminuição no registro de casos de assalto na área comercial envolvendo o centro e as zonas Norte e Sul da cidade.

As avenidas Durval de Menezes, João Ramalho, Rio Branco, Castro Alves e República foram alvo do trabalho realizado entre os dirigentes da Acim e da Polícia Militar. “Tivemos patrulhamento intensivo com um número maior de policiais e viaturas sem que houvesse transtorno ou necessidade de mudanças radicais”, explicou. O dirigente da Acim recebeu policiais militares que participaram do projeto piloto realizado em dezembro. “Foram definidos horários e trechos em que a PM realizou um trabalho diferenciado”, comentou Sérgio Lopes Sobrinho.

Na opinião do dirigente é de fundamental importância que os comerciantes que realizam esse transporte financeiro comuniquem a Polícia Militar e a Acim, para que um planejamento seja elaborado entre os envolvidos. “A informação, parceria e principalmente a integração entre esse pessoal deve ser muito intenso”, sugeriu. Sérgio Lopes Sobrinho colocou-se a disposição de empresários de lojas lotéricas, grandes magazines, supermercados, indústrias e outros estabelecimentos que tenham grande movimentação de depósitos bancários. “O projeto piloto foi realizado em dezembro, quando o movimento naturalmente é mais intenso, mas que pode ser utilizado nos outros meses do ano”, comentou. O presidente da Acim irá se reunir novamente com os policiais envolvidos para criar um trabalho, neste sentido, para todos os meses do ano.

O objetivo deste trabalho em conjunto é fazer com que o comerciante tenha segurança no transporte financeiro. A Polícia Militar tem como fazer este acompanhamento, bem como orientar o empresário para uma série de comportamentos preventivos para evitar surpresas. “Não é só o acompanhamento”, ressaltou Sérgio Lopes Sobrinho. “Treinamento, orientação e assessoria são outras ferramentas que são utilizadas para evitar ações de marginais”, avisou. O presidente da Acim estuda a possibilidade de promover uma série de atividades entre os policiais militares e os comerciantes. “Vamos envolver o Conseg-centro neste trabalho”, sugeriu o dirigente que acumula a presidência do Conselho Comunitário de Segurança da região central.