Título: Grupo se reúne para definição de atividades
 
Próxima reunião do Comitê será na Unimed de Marília
 
O grupo de voluntários que formam o Comitê Oito Jeitos de Mudar o Mundo na cidade de Marília, se reúne nesta sexta-feira, dia 28, na sede da Unimed local, para mais um encontro que irá definir as atividades que serão desenvolvidas no município, para destacar os temas a serem enfatizados pelos voluntários. “Estamos articulando ações pontuais e genéricas para que a comunidade se conscientize sobre os oito jeitos que podem mudar o nosso mundo”, disse José Augusto Gomes, integrante do comitê mariliense. “Existem ações de pequeno, médio e grande porte”, falou.

Com a Declaração do Milênio aprovada pelas Nações Unidas (Onu), em setembro de 2000, o Brasil em conjunto com outros 191 países-membros da Onu, assinou um pacto que estabeleceu um compromisso compartilhado com a sustentabilidade do planeta. “Os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, chamado de ODM, são um conjunto de oito macro-objetivos, a serem atingidos pelos países até o ano de 2015, por meio de ações concretas dos governos e da sociedade”, explicou José Augusto Gomes que faz parte do grupo de voluntários de Marília, desde agosto do ano passado. “Queremos dar visibilidade a esses objetivos de forma direta na comunidade local”, acrescentou ao esperar definições no próximo encontro.

O movimento destaca oito ações: acabar com a fome e a miséria; educação básica de qualidade para todos; igualdade entre sexos e valorização da mulher; reduzir a mortalidade infantil; melhorar a saúde das gestantes; combater a Aids, a malária e outras doenças; qualidade de vida e respeito ao meio ambiente; todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento. “São ações que envolvem uma série de iniciativas que visam melhoria na qualidade de vida da população e um melhor tratamento ao planeta”, comentou o dirigente que tem procurado destacar as ações em atividades desenvolvidas pela entidade em que faz parte.

A criação de cartazes, banners, folders, site, seminários, palestras e publicidade, são algumas das ações a serem definidas pelo grupo que pretende promover uma série de mobilizações setoriais para alertar sobre a importância dos oito jeitos possíveis de se mudar o mundo. “Já estamos realizando palestras segmentadas que estão surtindo bons resultados”, falou ao acreditar num envolvimento maior da comunidade a partir de outras atividades que o comitê pretende realizar.