Título: Rotary quer difundir a Saúde do Homem
 
Geraldo Gentile Stéfano alerta para a preocupação com a Saúde do Homem
 
O médico urologista Geraldo Gentile Stéfano, integrante do Rotary Club Marília Pioneiro, da cidade de Marília, região centro-oeste do Estado de São Paulo, no Distrito 4510 do Rotary International, apresentou na última reunião ordinária do clube, no Sun Valley Park Hotel, proposta para que seja organizada uma série de apresentações sobre a importância do Exame da Próstata, em virtude do dia 17 de novembro ser considerado o Dia Nacional de Combate ao Câncer da Próstata. “Acredito que os Rotary Clubs, por serem em sua maioria formado por homens, nada mais interessante, do que discutir melhor esta questão dentro dos clubes de serviço, também”, falou ao apresentar materiais sobre a campanha patrocinada pela Sociedade Brasileira de Urologia, da qual faz parte, e esteve recentemente em Brasília participando de um evento nacional, neste sentido.

Segundo o médico e rotariano Geraldo Gentile Stéfano, o câncer de próstata é o mais comum em homens e pode ocorrer em um de cada seis indivíduos. No Brasil são esperados para este ano 40 mil novos casos, com uma estimativa de nove mil óbitos. “Além disso, pode haver um número muito maior de casos de homens que têm o câncer, mas não estão sabendo”, disse ao informar que a Sociedade Brasileira de Urologia estima que 2% dos homens brasileiros, com mais de 45 anos, cerca de 400 mil, necessitam de diagnóstico. “O câncer de próstata não causa qualquer sintoma em seu início, justamente na fase em que pode ser curado”, falou.

Para o especialista as doenças da próstata são freqüentes ao longo da vida do homem. Se não forem diagnosticadas a tempo, podem trazer seqüelas, como: infertilidade, impotência sexual, infecção generalizada, problemas urinários e até mesmo ocasionar a morte. “Essas situações podem ocorrer porque o homem não estabelece, como rotina em sua vida, a avaliação da sua próstata, após os 45 anos”, afirmou Geraldo Gentile Stéfano. “Ao contrário do que acontece com as mulheres, orientadas desde a puberdade a fazer anualmente seu exame ginecológico”, comparou.

O presidente do RC Marília Pioneiro, Márcio Medeiros, considerou oportuna a apresentação do médico urologista e rotariano, na reunião ordinária do clube rotário, e dentro da programação do clube, uma apresentação neste sentido será promovida, bem como a possibilidade de em outros clubes rotários de Marília e região, dentro do Distrito 4510 do Rotary International. “A informação sempre será a principal arma para se evitar um mal maior”, disse o presidente rotário ao parabenizar o companheiro pela disponibilidade de promover a discussão em diversos níveis.