Título: RC Marília Pioneiro discute potencial turístico
 
Cássio Luís Pinto Júnior apresenta no RC Marília Pioneiro informações sobre o turismo em Marília
 
O integrante do Conselho Municipal de Turismo (Contur), da cidade de Marília, Cássio Luís Pinto Júnior, participou de reunião ordinária do Rotary Club Marília Pioneiro, do Distrito 4510 do Rotary International, na região centro-oeste do Estado de São Paulo, quando apresentou parte das atividades que o Contur vem desenvolvendo na cidade como forma de destacar a conscientização sobre o potencial turístico do município. “O turismo se constitui hoje numa das principais alternativas para a solução de problemas sociais”, disse o voluntário do Contur e presidente do Sindicato dos Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares de Marília e região.

Segundo o convidado a cidade tem um grande potencial turístico em diversos segmentos. No entanto, é preciso que o Poder Público Municipal, as instituições privadas e a comunidade em geral, desenvolvam uma conscientização e educação próprias para que o turismo seja despertado como uma atividade econômica, e não apenas de lazer. “Hoje o turismo movimenta bilhões de dólares no mundo, é o maior segmento em ofertas de emprego, além de ser o setor de maior investimento empreendedor”, comentou ao apresentar dados estatísticos e um filme produzido pelo Governo do Estado de São Paulo que faz explicações e demonstrações de como organizar o setor. “O primeiro passo é a consciência da população”, justificou a visita no clube.

A apresentação sobre o potencial turístico de Marília foi oportuna, no entanto é preciso que haja um maior comprometimento por parte do Poder Público, segundo o presidente do RC Marília Pioneiro, Márcio Medeiros. “Considero importante esse trabalho desenvolvido pelo Contur, no entanto é preciso que haja uma preocupação maior da comunidade”, disse ao sugerir estudos de complementação sobre a inclusão do turismo dentro das discussões do Plano Diretor do município. “Sem uma político pública específica para o turismo na cidade, os resultados práticos serão muito a longo prazo”, comentou. “É preciso que se tenha um projeto coletivo e democrático sobre o turismo na cidade”, acrescentou o rotariano Luís Eduardo Diaz.

Para a secretária do RC Marília Pioneiro, Regina Zabotto, o turismo deve deixar de ser uma iniciativa pontual, para se tornar uma ação mais global. “Iniciativas pontuais favorecem poucas pessoas”, opinou ao sugerir uma maior discussão sobre o tema. “É preciso fazer com que os cidadãos marilienses vivenciem o turismo local”, afirmou Viviane Galvão, sócia do RC Marília Pioneiro. “Se isso não acontecer, dificilmente a comunidade irá contribuir para o desenvolvimento do turismo”, falou a rotariana.