Título: Clube estuda concurso sobre DST/Aids e drogas
 
Reunião com a dirigente regional de ensino definiu parâmetros para a realização de concurso estudantil
 
Integrantes do Rotary Club Marília Pioneiro já iniciaram estudos para o desenvolvimento da 4º Concurso Escolar de prevenção a Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), Aids e Drogas, realizado entre a rede pública estadual de ensino fundamental. O objetivo é despertar entre os jovens a consciência de que estes são problemas de difícil recuperação que ameaça a comunidade de uma maneira em geral. “O Rotary International tem uma preocupação enorme com a saúde pública”, disse o presidente do clube rotário mariliense, Márcio Medeiros, ao lembrar da campanha mundial de combate a poliomielite, que é um dos marcos para a Organização Internacional.

Nos três anos anteriores as escolas que participaram apresentando trabalhos organizados pelos alunos, foram contempladas com um moderno equipamento de Karaokê, o que deverá se repetir na edição atual do concurso. Escolas como: Nassib Cury, Nelson Cabrini e Sebastião Mônaco já se inscreveram no concurso e tiveram os trabalhos apresentados e contemplados com a premiação nas edições anteriores. “Este ano vamos estudar a possibilidade de acrescentar o tema violência, que também pode ser observada pelos alunos neste trabalho”, disse o rotariano Luís Eduardo Diaz, que irá sugerir ao clube a ampliação do tema.

Nas edições anteriores a escolha com o melhor trabalho, analisado por uma comissão de pessoas ligadas diretamente ao assunto, era anunciada como vencedora no dia primeiro de dezembro, Dia Mundial da Luta contra a Aids, comemorado no mundo inteiro. Para isso as escolas desenvolviam os trabalhos no segundo semestre do ano letivo, quando existe uma concentração de atividades escolares. “Na edição deste ano vamos iniciar o concurso este ano, mas a final será no ano que vem, no primeiro semestre”, disse o presidente do RC Marília Pioneiro, ao conversar com a Dirigente Regional de Ensino, do Estado de São Paulo, da região de Marília, Conceição Aparecida Maranho Grandis, que admitiu ser de melhor proveito por um número maior de escolas. “Vamos apresentar o concurso aos coordenadores e diretores escolares, e motiva-los a participarem da atividade, que é bem oportuna”, disse a dirigente de ensino, responsável por 70 escolas da rede pública estadual, incluindo as 35 localizadas no município de Marília.

Dois encontros com os coordenadores e diretores de escolas serão promovidos nos meses de setembro e novembro, com a finalização do projeto provavelmente em maio. “Vamos definir os prazos específicos, bem como os prêmios que serão concorridos”, anunciou o presidente do clube. “O importante foi ter a discussão do concurso com a dirigente Conceição Grandis, que é uma parceira importante neste projeto”, disse Márcio Medeiros que espera definir detalhes deste projeto rotário na próxima reunião ordinária do clube no Sun Valley Park Hotel.