Título: RC Marília Pioneiro busca interessados em intercâmbio
 
Reunião do RC Marília Pioneiro apresentou detalhes sobre os intercâmbios disponíveis
 
Os integrantes do Rotary Club Marília Pioneiro já iniciaram a busca por jovens interessados em participarem de diversos intercâmbios internacionais proporcionados pelo Rotary International. Na última reunião ordinária do clube rotário, os sócios tomaram conhecimento dos prazos, forma, e documentos necessários para a indicação de jovens que queiram fazer parte do programa. “Existem algumas determinação deliberadas pelos oficiais de intercâmbio com a finalidade de estabelecer parâmetros para inscrição, treinamento, seleção e classificação de jovens interessados, em que temos que seguir”, disse o presidente do RC Marília Pioneiro, Márcio Medeiros.

Atualmente o Distrito 4510 do Rotary International em que o RC Marília Pioneiro faz parte, na região centro-oeste do Estado de São Paulo, conta com 54 estudantes visitantes (Inbounds longa), 24 no sistema de curta duração, além de 55 jovens patrocinados (outbounds longa) e 19 estudantes de curta duração. “As metas para o distrito são ambiciosas, mas possíveis de serem atingidas”, comentou o presidente ao lembrar que os prazos para inscrição e para atingir a meta são até março do ano que vem. “Tudo é uma questão de envolvimento dos clubes do distrito”, falou o dirigente mariliense.

Toda a documentação, instrução e material informativo já foram disponibilizados aos clubes rotários, que passam a procurar interessados que preencham os requisitos necessários para a participação nos intercâmbios. “Existe até um programa de Bolsa Gratuita”, lembrou Luís Eduardo Diaz, oficial de intercâmbio do RC Marília Pioneiro, responsável pela apresentação dos dados sobre os intercâmbios, apresentados recentemente em evento realizado em Salto Grande pela Governadoria do Distrito. “Existem uma série de compromissos do clube, das famílias envolvidas, dos participantes do intercâmbio, dos oficiais, da Governadoria e de várias pessoas que são necessárias para o bom funcionamento do programa”, disse o rotariano ao apresentar os dados aos demais integrantes do RC Marília Pioneiro.

Os interessados em participar não precisam ser rotarianos, devem residir na região, e seguirem uma série de procedimentos necessários para treinamento e exame de seleção. “São quatro programas disponíveis”, disse Márcio Medeiros ao destacar: o Programa de Longa Duração (Long Term); o Programa de Curta Duração (Short Term); o Programa de Bolsa de Estudos Gratuita (Long Term - Bolsa) e o Programa das Novas Gerações (Curta/Vocacional). “A idade varia entre os nascidos em 1982 a 1990”, comparou ao envolver estudantes que estejam cursando, no mínimo, a oitava série do ensino fundamental.