Título: Saúde Pública é tema de palestra no Rotary
 
O médico José Ênio Servilha Duarte faz palestra em reunião conjunta dos clubes rotários de Marília
 
Dentro da programação de atividades comemorativas ao centenário do Rotary International no Mundo, os seis clubes rotários da cidade de Marília estiveram reunidos em encontro realizado nas dependências do Yara Clube de Marília, para a apresentação do Secretário Municipal da Saúde, o médico José Ênio Srvilha Duarte, que durante quase uma hora epresentou aspectos diferentes sobre a Saúde Pública no Brasil. “Foi um encontro oportuno em que o Rotary International tem uma preocupação muito grande com esse tema”, disse a presidente do Rotary Club Marília Pioneiro, Vera Lúcia Marques da Costa. “E as colocações do Dr. Ênio foram interessantes, pois, temos uma visão equivocada sobre a saúde pública no Brasil de uma maneira geral”, acrescentou a presidente.

Segundo o secretário municipal da saúde em Marília, a Constituição Brasileira apresenta situações fundamentais para o desenvolvimento das atividades públicas na área da saúde. “A saúde é um direito de todos e um dever o estado”, afirmou ao apresentar artigos dentro da Lei Federal que especificam a ação do administrador público. “O Sistema de Saúde não é um serviço estatal”, disse ao ressaltar que o sistema é organizado de forma descentralizado, com atendimento integral e conta com a participação da comunidade. “É uma rede regionalizada e hierarquizada”, frisou ao dizer por diversas vezes que o brasileiro gosta mais de doença do que de saúde.

Com a municipalização da saúde, o palestrante afirmou categoricamente que os municípios devem prestar, com a cooperação técnica e financeira da União e do Estado, serviços de atendimento à saúde para a população. “Hoje os recursos são vinculados”, mostrou ao apresentar a tabela de que 5% do orçamento Federal, 12% do Estado e 15% dos municípios são obrigados a serem investidos, no mínimo, para a saúde pública. “O Sistema Único de Saúde atende mais de 180 milhões de pessoas, com custo per capta de R$ 20,00”, mostrou a proporcionalidade. “O Sus é o maior programa de inclusão social neste País”, disse ao defender a necessidade de uma compreensão melhor sobre o assunto, a partir dos formadores de opinião existente nos clubes rotários.

Para a Governadora do Distrito 4510, do Rotary International, Maura Amábile Betti Fagundes de Queiroz, o evento foi positivo, pois, muitas pessoas não conheciam o ponto de vista apresentado pelo especialista sobre a Saúde Pública do Brasil. “E o Rotary tem interesse em levar essas informações mais próximas da comunidade”, disse ao agradecer e parabenizar a participação do convidado no encontro conjunto entre todos os rotarianos marilienses.