Título: Clube rotário recebe profissionais estrangeiros
 
Intercâmbio Brasil X EUA fortalece conhecimentos profissionais entre Marília e Wilmington
 
O Rotary Club Marília Pioneiro recepcionou um grupo de profissionais na área agrícola, da cidade de Wilmington, da Carolina do Norte, EUA, dentro do processo de intercâmbio através do Intercâmbio de Grupos de Estudos (IGE), quando profissionais são reunidos pelo Rotary International para a troca de experiências entre dois países. “De um grupo de cinco pessoas, apenas um é rotariano”, explicou a presidente do RC Marília Pioneiro, Vera Lúcia Marques da Costa. “Os outros são profissionais na comunidade que são preparados para participarem do programa de intercâmbio”, explicou.

Participaram da reunião do clube rotário, o consultor agrícola Ray Harris, que é o rotariano e líder do grupo, além dos demais integrantes da equipe de estudos: Sharon Garner, Nikki Mitchell, Mark Seitz e Della King, que são profissionais agrícolas em segmentos como estufas de flores e horticultura. “Eles estiveram na região de Marília durante todo o mês de fevereiro”, lembrou Glória Miller, representante do IGE dentro do RC Marília Pioneiro.

Os norte-americanos da Carolina do Norte além de estarem em Marília, tiveram a oportunidade de conhecer cidades como: Assis, Presidente Prudente, Bastos, Bebedouro, Tupã, Pompéia, Garça e Bauru. “Em cada cidade procuramos mostrar a eles trabalhos relacionados à agricultura”, lembrou Vera Lúcia Marques da Costa que acompanhou o grupo na visita que foi feita na Fazenda Água Limpa da Unimar, bem como as instalações da Faculdade de Agronomia, na Universidade de Marília, durante uma tarde de visitação.

No encontro realizado com rotarianos do RC Marília Pioneiro e do RC Marília Leste, os norte-americanos tiveram a oportunidade de mostrarem um pouco do trabalho que desenvolvem na Carolina do Norte. Mostraram que a cidade em que vivem é o maior produtor norte-americano de Tabaco, além de estar entre os maiores na produção de frango, pepino, suínos, uvas, amendoim e plantas em geral. “Não sabia que lá na Carolina do Norte a atividade principal é a agricultura”, disse, surpresa, a presidente do clube rotário, Vera Lúcia Marques da Costa, ao ouvir atentamente a apresentação dos intercambistas que mostraram mapas, fotos e ilustrações do trabalho que desenvolvem.

O grupo visitante faz parte do Distrito rotário 7730 da Carolina do Norte, que receberá, no segundo semestre, um grupo de brasileiros do Distrito 4510 do Rotary International para o complemento do intercâmbio que tem como atividade o recebimento e o envio de grupos de estudos. “Além deste com a Carolina do Norte, nos EUA, faremos outro com a Alemanha, com um pessoal da região da Floresta Negra”, informou a Governadora Distrital, Maura Amábile Betti Fagundes de Queiroz, ao se referir ao Distrito 1970, que receberá um grupo brasileiro em maio de 2006, enquanto que no meio do ano virão para cá um grupo de profissionais da Alemanha.