Título: Acim atende a maioria sobre abertura no domingo
 
Sérgio Lopes Sobrinho deixa claro que a Acim faz aquilo que determina a maioria dos associados
 
A Associação Comercial e Industrial de Marília (Acim), conforme decisão tomada em Assembléia Geral Extraordinária no dia 19 de outubro de 2003, realizou no período de 29 a 30 de novembro deste ano, uma pesquisa entre os comerciantes associados da entidade, para tomar uma posição, quanto à abertura das lojas no domingo, dia 19 de dezembro este ano. De acordo com os 198 comerciantes associados da entidade na região central da cidade, 57,1% optaram por não haver horário especial de atendimento no domingo. “A Acim faz o que a maioria determina”, ressaltou o presidente da entidade, Sérgio Lopes Sobrinho, sendo categórico quanto á posição da entidade. “Se a maioria entende que não deve abrir, não aconselhamos que as lojas abrem”, falou.

No calendário oficial de abertura do comércio de Marília deste ano, decidido em Assembléia Geral no ano passado, ficou de ser promovida uma pesquisa entre os comerciantes associados para decidir se as lojas abririam ou não no domingo dia 19 de dezembro deste ano. “O problema é que no momento em que os associados são convocados para uma assembléia para decidirem o assunto, eles não comparecem em grande número”, comentou o dirigente. “E depois ficam reivindicando algo que foi decidido de forma legal, registrado em ata e com anuência de quem participou e ajudou na decisão tomada”, frisou ao colocar a ata da assembléia de 2003 à disposição de qualquer comerciante associado.

Segundo Sérgio Lopes Sobrinho, a Acim sempre se posicionou favorável ao trabalho em todos os sentidos, tanto que conseguiu na Justiça, liminar permitindo a abertura nos dias 9 de julho e 8 de dezembro, que são feriados na cidade, e que antigamente as lojas não funcionavam nestes dias, deixando de ampliar o faturamento nestes meses. “Fizemos isso a pedido da maioria”, lembrou ao demonstrar a posição da entidade. “Mas se numa Assembléia Geral Extraordinária são tomadas decisões, o que a entidade tem que fazer é cumprir o que foi decidido pela maioria que esteve presente”, explicou ao disponibilizar para os associados, os resultados e métodos da pesquisa desenvolvida conforme a decisão da assembléia realizada no dia 19 de outubro de 2003.

Para o presidente da Acim qualquer loja pode abrir no domingo, desde que cumpra rigorosamente as exigências legais, para não ser surpreendida com uma fiscalização. “Os comerciantes associados ainda têm um respaldo da Acim”, enfatizou. “Mas os que não são associados correm riscos”, acrescentou ao lembrar da importância do associativismo que nessas horas oferece tranqüilidade aos associados. “Temos proteção jurídica porque trabalhamos para isso”, falou enfatizando que a Acim sempre irá atender o desejo da maioria. “Quem determina as ações da entidade são os associados”, finalizou sem querer polemizar o assunto.